19042024Sex
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Drops de genômica

Mutações de inserção do exon 20 do EGFR

Murad 2019 bxEm mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista André Murad (foto) aborda as mutações de inserção do exon 20 do Receptor do Fator de Crescimento Epitelial (EGFR). Confira.

Por André Murad*

Pacientes com mutações clássicas do EGFR geralmente têm uma excelente resposta radiográfica e clínica a monoterapia com inibidores da tirosina quinase (TKIs) do receptor do fator de crescimento epitelial (EGFR). No entanto, algumas mutações não clássicas do EGFR estão associadas a baixos índices de respostas a TKIs reversíveis do EGFR. Entre essas estão a maioria das mutações de inserção do exon 20 do EGFR (EGFRex20ins) relatadas até o momento. 

O exon 20 do EGFR abrange nucleotídeos que se traduzem em aminoácidos nas posições 762 a 823. Ele contém uma hélice C (resíduos 762-766) e o laço ("loop") após a hélice C (resíduos 767-774), onde as inserções podem induzir uma a ativação independente da via do EGFR, originando assim a tumorigênese. 

A frequência das mutações de EGFRex20ins no câncer de pulmão varia de 4 a 12% de todas as mutações de EGFR identificadas. Na maioria dos relatos, as mutações no EGFRex20ins são mais comuns em tumores de pacientes não fumantes.

Estudos clínicos e pré-clínicos demonstram que na maioria dos tumores as mutações de EGFRex20ins (exceto alguns subtipos como EGFR A763_Y764insFQEA) conferem resistência aos TKIs de EGFR de primeira e segunda geração porque as inserções produzem um impedimento estérico, que por sua vez ativam o EGFR sem diminuir significativamente a afinidade por ATP ou aumentar a afinidade por TKIs do EGFR. 

Vários estudos clínicos com inibidores específicos das mutações no EGFRex20ins estão em andamento, com alguns deles mostrando atividade promissora preliminar.  O desenvolvimento de terapêuticas mais eficazes para esses pacientes representa uma grande necessidade não atendida. 

Um ensaio clínico apresentado no Congresso da ASCO desse ano, utilizando uma medicação específica anti-EGFRex20ins, o TAK-788, demonstrou uma taxa de resposta objetiva entre 25 e 56% com uma taxa de controle de doenças entre 67 e 100%, dependendo da presença ou não de metástases cerebrais. Aguardamos ansiosamente pelos resultados mais maduros deste e de outros medicamentos especificamente direcionados para esta mutação.  

egfr drops genomica jpg

*André Murad é diretor científico do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão (GBOP), diretor clínico da Personal - Oncologia de Precisão e Personalizada, professor adjunto coordenador da Disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFMG, e oncologista e oncogeneticista da CETTRO Oncologia (DF) 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519