20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Drops de genômica

Entendendo a via de transdução de sinais de um gene

Murad 2019 bxO oncologista André Murad (foto) explica a via de transdução de sinais de um gene, em mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’. Confira.

Por André Marcio Murad*

A transdução de sinal celular refere-se à ligação de fatores extracelulares a um receptor (receptor de membrana ou receptor nuclear), o que desencadeia uma série de reações bioquímicas e interações de proteínas na célula, até que os genes necessários às reações fisiológicas celulares comecem a se expressar para que então ocorra seu efeito biológico especifico.

Sabe-se agora que há uma variedade de métodos e vias de transdução de sinal nas células, e vários níveis de regulação cruzada entre múltiplos métodos e vias, compondo assim um sistema de rede muito complexo e multifuncional. 

A via de transdução de sinal envolve uma série de mudanças moleculares as quais convertem um sinal na superfície de uma célula alvo em uma resposta específica dentro desta célula. Podemos identificar 6 etapas que compõem todo o processo: 

1.               A célula que envia a mensagem secreta uma molécula de sinalização.  

2.               Esta molécula se liga a uma proteína receptora específica, muitas vezes incorporada na membrana plasmática da célula alvo.  

3.               A ligação ativa a primeira de uma série de proteínas de retransmissão dentro da célula-alvo.  Cada molécula de retransmissão ativa então outra e assim sucessivamente.

4.               A última molécula "relé" da série ativa então um fator de transcrição específico. 

5.               Esse fator desencadeia a transcrição do gene correspondente. 

6.               A tradução do mRNA finalmente produz a proteína que desempenha por sua vez a função especifica correspondente ao sinal inicial. 

220120 drops transdução bx*André Murad é diretor científico do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão (GBOP), diretor clínico da Personal - Oncologia de Precisão e Personalizada, professor adjunto coordenador da Disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFMG, e oncologista e oncogeneticista da CETTRO Oncologia (DF)

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519