29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO 2014

Descontinuação de estatinas em pacientes terminais pode melhorar a qualidade de vida

Estatina_Net_OK.jpgNovos resultados de um estudo randomizado indicam que é seguro parar o tratamento com estatinas em pacientes com uma expectativa de menos de um ano de vida. A descontinuação não diminui a sobrevida e fornece uma série de benefícios importantes, incluindo a redução de medicamentos e sintomas, melhorando a qualidade de vida global.

"Muitos médicos argumentam que perto do fim da vida não é necessário continuar a oferecer medicamentos para doenças crônicas que não são potencialmente fatais. Mas nós não temos nenhuma orientação sobre quais medicamentos interromper e quando fazê-lo ", disse o principal autor do estudo Amy P. Abernethy, médico oncologista e especialista em cuidados paliativos na Duke University Medical Center em Durham, Inglaterra. "Nosso estudo fornece a primeira evidência de que a interrupção de estatinas é segura e melhora a qualidade de vida do paciente."

O número de medicamentos administrados dobra no último ano de vida para as pessoas com doenças terminais. Isso significa que os pacientes estão tomando 10 ou mais comprimidos diferentes por dia - um grande fardo para os pacientes que muitas vezes têm dificuldade de deglutição e falta de apetite. Um problema adicional é que os efeitos colaterais de cada medicamento se acumulam e novos efeitos adversos podem surgir quando múltiplos medicamentos são administrados em conjunto. Além disso, as interações entre drogas podem reduzir a eficácia dos tratamentos individuais.

O estudo incluiu 381 pacientes com doença limitante da vida (49% tinham câncer) e uma expectativa de vida de um mês a um ano, que tomavam estatina por pelo menos três meses. As estatinas são medicamentos que reduzem o colesterol, prescritos para reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames. Os efeitos colaterais mais comuns das estatinas são dores de cabeça, dificuldade para dormir, dores musculares, sonolência e tontura. Os pacientes foram distribuídos aleatoriamente para continuar ou interromper o tratamento com estatinas.

Os pesquisadores descobriram que a descontinuação das estatinas é segura. Poucos pacientes nos dois grupos experimentaram complicações cardiovasculares (13 no grupo que abandonou contra 11 no grupo que continuou o uso de estatinas). A taxa de mortalidade em 60 dias não foi significativamente diferente entre os dois grupos (20,3% versus 23,8%), e o grupo que teve as estatinas descontinuadas ainda teve uma maior mediana de tempo para a morte (229 dias vs 190 dias).

Os pacientes que tiveram as estatinas descontinuadas tiveram uma qualidade de vida total substancialmente melhor (cerca de 10% de melhora em uma escala padrão) e tendem a ter menos sintomas. Eles também tomaram menos medicamentos em comparação com pacientes que continuaram com o uso das estatinas (10,1 vs 10,8).

Os pesquisadores ainda estimam uma potencial economia de $603 milhões de dólares nos Estados Unidos se todas as pessoas com uma expectativa de vida de um ano ou menos, semelhante ao grupo envolvido neste estudo, descontinuassem o uso de estatinas. No entanto, Abernethy observou que interromper seu uso não é adequado para todos os pacientes, e a decisão deve ser feita individualmente.

"A interrupção de medicamentos crônicos administrados próximo ao fim da vida tem estudo limitado. Ninguém quer "balançar o barco" nesta etapa da vida, e medicamentos contínuos que não têm nenhum benefício para a prevenção de futuras doenças, geralmente fazem sentido nesta situação ", afirmou a especialista da ASCO Patricia Ganz. "No entanto, agora temos provas de que a interrupção de certos medicamentos é segura, especificamente no caso dos medicamentos de estatina amplamente prescritos, e pode melhorar a qualidade de vida para os pacientes."

Esta pesquisa foi financiada pelo National Institute of Nursing Research, National Institutes of Health.

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519