28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ESTRO 33

Papel prognóstico do HPV depende do sítio do tumor

Nota2_ESTRO_Pernille_Lassen_OK.jpgPacientes com câncer na garganta com sorologia positiva para o vírus do HPV têm um bom prognóstico, mas até agora não se sabia o papel do HPV no prognóstico de outros tumores de cabeça e pescoço. Pesquisadores dinamarqueses têm demonstrado que o status do HPV parece não ter nenhum efeito prognóstico em tumores fora da orofaringe. 


Os resultados foram apresentados na ESTRO pelo líder desta investigação, Pernille Lassen (foto), da Universidade e do Hospital de Aarhus, na Dinamarca. "O status do HPV tem um impacto muito importante no prognóstico de pacientes com câncer de orofaringe. Decidimos investigar o impacto da infecção do HPV em outros tipos de câncer de cabeça e pescoço”, esclareceu.

Os pesquisadores buscaram no banco de dados do grupo de pesquisa de cabeça e pescoço da Dinamarca (DAHANCA) todos os pacientes com câncer localmente avançados que tinham sido tratados principalmente com radioterapia, e identificaram 1.606 pacientes com carcinomas de laringe e faringe. Em geral, 40% dos tumores eram de HPV positivo, e a frequência era significativamente maior em câncer de orofaringe (57%), do que em não-orofaringe (13%).

Os dados mostraram que o status positivo para HPV melhorou significativamente o controle do tumor (81% contra 55%), bem como as taxas de sobrevida (89% e 55%, respectivamente) depois de cinco anos.
"Em cânceres localizados em sítios fora da orofaringe não foi evidenciado nenhum impacto prognóstico do HPV", concluiu Lassen. (ESTRO, Abstract nº OC-0316)

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519