29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

San Antonio 2014

Células imunes e câncer de mama HER2-positivo

Mastectomia_NET_OK.jpgDe acordo com dados apresentados na 37ª edição do San Antonio Breast Cancer Symposium, mulheres com câncer de mama HER2-positivo que tinham altos níveis de células imunes em seus tumores tiveram uma diminuição do risco de recorrência do câncer após o tratamento com quimioterapia isoladamente, em comparação com aquelas que tinham baixos níveis de células imunes infiltrantes no tumor.

Não houve associação entre os níveis de células do sistema imune infiltrantes no tumor e sobrevida livre de recorrência entre as mulheres que receberam quimioterapia e a terapia-alvo de HER2, trastuzumabe.
 
"Há duas conclusões principais do nosso estudo", disse Edith A. Perez, vice-diretora da Mayo Clinic Cancer Center. "A primeira delas é que os pacientes com níveis elevados de células do sistema imunológico infiltradas no tumor tiveram boa resposta com a quimioterapia isolada. Em segundo lugar, o nível de células imunes infiltrado não teve impacto sobre o benefício de adicionar trastuzumabe à quimioterapia", afirmou.
 
Entre 489 mulheres com câncer de mama HER2-positivo em estágio inicial que foram randomizadas no ensaio clínico de fase III N9831 para receber quimioterapia isolada, aquelas com altos níveis de células do sistema imunológico que se infiltram no tumor tinha 80% menos chance de recorrência da doença após um acompanhamento médio de 4,4 anos. Entre as 456 pacientes randomizadas para quimioterapia e trastuzumabe, a probabilidade de recorrência da doença foi a mesma, independentemente dos níveis de células do sistema imunológico infiltrantes no tumor.
 
"Nós já tínhamos informado no estudo N9831 que a adição de trastuzumabe à quimioterapia melhorava significativamente a sobrevida livre de recidiva e a sobrevida global", disse Perez. "No entanto, nem todos os pacientes se beneficiaram da adição de trastuzumabe, e alguns ficaram bem apenas com quimioterapia. Estes resultados sugerem que os níveis de células do sistema imunológico infiltrantes no tumor pode fornecer um biomarcador para identificar os pacientes que poderiam responder bem sem trastuzumabe. No entanto, Perez ressalta que ainda  é preciso realizar grandes ensaios clínicos adicionais antes de mudar a prática clínica e omitir a terapia-alvo de HER2 dos regimes de tratamento para pacientes que têm altos níveis de células do sistema imunológico  infiltrados no tumor.
 
Em análise futura, os pesquisadores irão avaliar os diferentes subtipos de células do sistema imunológico e determinar se algum subtipo em particular está associado a melhores resultados dos pacientes.
 
O estudo foi financiado pelo 26.2 With Donna Foundation e Breast Cancer Research Foundation. Perez declara não ter conflitos de interesse.
 
Número da publicação: S1-06
Stromal tumor-infiltrating lymphocytes (S-TILs): In the alliance N9831 trial S-TILs are associated with chemotherapy benefit but not associated with trastuzumab benefit


 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519