28032024Qui
AtualizadoQua, 27 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO 2015

STAMPEDE e os destaques do painel geniturinário

ASCO_prostata_1.jpgNo panorama geniturinário, o trabalho apresentado por Nicholas D. James nesta 51ª ASCO pode se transformar no novo padrão de cuidados em câncer de próstata metastático ou localmente avançado. A evidência vem do estudo de fase III STAMPEDE (Abstract 5001).

Outro ensaio que concentrou as atenções e pode impactar a prática é o (LBA 5002), que também investigou docetaxel no câncer de próstata, desta vez na doença localizada, na população de alto risco.

Os dados do STAMPEDE apresentados em Chicago mostram que a adição de docetaxel à terapia hormonal padrão aumenta a sobrevida global (SG) por um período médio de 10 meses em homens com câncer de próstata avançado recém-diagnosticados, sem tratamento prévio com terapia hormonal (77 meses versus 67 meses). Para o subgrupo de pacientes com doença metastática, o benefício na mediana de sobrevida global foi ainda maior, de 22 meses (65 meses versus 43 meses). O docetaxel também estendeu o tempo de recaída em 38%, em todos os pacientes.

STAMPEDE é o maior ensaio clínico randomizado conduzido até hoje para avaliar a introdução da quimioterapia com docetaxel em um cenário mais precoce no tratamento do câncer de próstata metastático. “O estudo inglês STAMPEDE vai na mesma direção do CHAARTED, apresentado na ASCO em 2014, mas se contrapõe aos dados do GETUG-AFU 15, que não comprovou benefício da adição de docetaxel na população com câncer de próstata considerada de alto risco”, analisa Igor Morbeck, do Grupo Brasileiro de Tumores Urológicos.“À luz dos dados destes estudos, docetaxel deve ser oferecido aos pacientes metastáticos e de alto risco, utilizado como parte do tratamento inicial em associação com a deprivação androgênica”, diz.

O Radiation Therapy Oncology Group apresentou na ASCO os dados de outro estudo com docetaxel no câncer de próstata, o RTOG 0521 (LBA 5002) que também pode impactar a prática.“É um estudo que avalia o papel do docetaxel na população de câncer de próstata com doença localizada, não metastática, mas com características de alto risco”, explica Morbeck. Os pacientes foram randomizados para receber bloqueio hormonal associado à Radioterapia IMRT ou bloqueio hormonal, IMRT e docetaxel. “A idéia é avaliar o benefício do docetaxel adjuvante em pacientes não-metastáticos, um ponto ainda obscuro, uma vez que estudos anteriores falharam em demonstrar algum benefício da quimioterapia neste cenário”, diz.

Os dados apresentados na ASCO demonstraram a superioridade do novo esquema. Em um acompanhamento médio de 5,5 anos, as taxas de sobrevida global em quatro anos foram de 89% no grupo de terapia padrão versus 93% no grupo de docetaxel, com toxicidade aceitável. 

Fármaco conjugado

Em carcinoma de células renais, uma nova abordagem é investigada em estudo de fase Ib/IIa, através do uso de uma droga conjugada com nanopartículas (CRLX101). Esta abordagem permite a liberação de um quimioterápico dentro das células tumorais o que potencialmente aumenta a taxa de resposta. Outro diferencial é que uma proteína chave no processo de proliferação em tumores renais, o HIF, também é inibida. O estudo apresentado na ASCO propõe a combinação do CRLX101 com o bevacizumabe. Esta combinação pareceu ser promissora e os dados iniciais do CRLX101 mostram benefício na sobrevida livre de progressão e taxa de resposta objetiva (Abstract 4543).
 
Referências:
Docetaxel and/or zoledronic acid for hormone-naïve prostate cancer: First overall survival results from STAMPEDE (NCT00268476). - J Clin Oncol 33, 2015 (suppl; abstr 5001)
http://abstracts.asco.org/156/AbstView_156_147721.html

A phase III protocol of androgen suppression (AS) and 3DCRT/IMRT versus AS and 3DCRT/IMRT followed by chemotherapy (CT) with docetaxel and prednisone for localized, high-risk prostate cancer (RTOG 0521). - J Clin Oncol 33, 2015 (suppl; abstr LBA5002)
http://abstracts.asco.org/156/AbstView_156_144388.html

HIF inhibition in metastatic renal cell carcinoma (mRCC): Final results of a phase Ib /IIa clinical trial evaluating the nanoparticle drug conjugate (NDC), CRLX101, in combination with bevacizumab (bev). - J Clin Oncol 33, 2015 (suppl; abstr 4543)
http://abstracts.asco.org/156/AbstView_156_144948.html

Leia mais: ASCO 2015: quimioterapia adjuvante no câncer de próstata

STAMPEDE: Docetaxel no câncer de próstata avançado

Destaques em câncer geniturinário

 
 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519