19042024Sex
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ESMO - ECC 2015

NETTER-1: Câncer raro responde excepcionalmente bem a novo tratamento

neuroindocrino.jpgPacientes com tumores neuroendócrinos gastrointestinais avançados (TNEs) têm limitadas opções de tratamento e há poucos oncologistas especializados nesta doença relativamente rara. Agora, o estudo de fase III NETTER-1, multicêntrico, randomizado, internacional, apresentado no Congresso Europeu de Câncer 2015 (ECC2015), mostrou um tratamento inovador que apresentou uma melhoria significativa na duração do tempo de sobrevida livre de progressão de pacientes com TNEs mid-intestinal [1].

Os resultados do ensaio de 177Lu-DOTATATE (Lutathera) apresentados por Philippe Ruszniewski, Chefe do Departamento de Gastroenterologia-Pancreatologia no Beaujon Hospital, em Clichy, França, e professor na Paris Diderot University, mostraram uma sobrevida livre de progressão nunca alcançada anteriormente neste tipo de câncer. "Como esses pacientes têm uma necessidade médica não atendida, isto é particularmente gratificante", afirmou.
 
Lutathera é um membro da família de novos tratamentos chamados de Terapia com radionuclídeo para receptor de peptídeo (Peptide Receptor Radionuclide Therapy-PRRTs), que tem  o objetivo de alvejar tumores com peptídeos de análogos da somatostatina radiomarcados (SSA). SSA é amplamente utilizado no câncer neuroendócrino gastrointestinal avançado para reduzir sintomas como a diarreia.
 
O estudo recrutou 230 pacientes de 36 locais em oito países europeus [2] e 15 centros nos Estados Unidos. Todos os pacientes tinham mid-guts TNEs que metastatizaram para outras partes do corpo, e já haviam sido submetidos a tratamento com SSA. Eles foram randomizados para receber Lutathera combinado com a somatostatina octreotida LAR, o padrão atual de tratamento em mid-gut TNEs, ou octreotida LAR isolada. O objetivo primário do estudo foi a sobrevida livre de progressão (SLP), enquanto endpoints secundários incluíram a sobrevida global (SG), segurança e qualidade de vida, entre outros.
 
"Nossos resultados confirmam os dados dos estudos de fases I e II", disse Ruszniewski. "No momento em que analisamos os dados, a mediana de SLP para Lutathera não havia sido alcançada, enquanto  foi definida como 8,4 meses em pacientes que receberam octreotida LAR isolada. Os resultados até agora mostram que os pacientes com Lutathera estão conseguindo mais tempo sem progressão da doença. Este tipo de SLP é raramente alcançado no câncer. Nós também fomos capazes de observar que o Lutathera tem um bom perfil de segurança e oferece a esses pacientes uma boa qualidade de vida”, explicou o líder do estudo.
 
Do ponto de vista dos pagadores, também há vantagens significativas. Com o uso de uma cintilografia, Lutathera permite identificar os pacientes que são elegíveis para o tratamento e quem deve responder positivamente a ele. “Isso deve levar a uma economia substancial e garantir que a maioria dos pacientes que recebam o tratamento sejam propensos a responder", esclareceu.
 
Lutathera é injetado por via intravenosa, e octreotida LAR requer aplicação profunda intragluteal. Os pacientes do grupo Lutathera receberam quatro doses em oito semanas, mais 30 mg de octreotida LAR a cada 28 dias. Os pacientes no grupo de octreotida LAR isolada receberam 60 mg do fármaco a cada quatro semanas. A sobrevida livre de progressão foi analisada a cada 12 semanas, e os pacientes permanecem no estudo até a progressão da doença, toxicidade inaceitável, ou caso queiram se retirar por razões próprias.
 
TNEs mid-gut  são raros, com incidência geralmente estimada em cerca de cinco a cada 100 mil cânceres. Todos os TNEs são classificados como doenças raras pelas autoridades reguladoras da União Europeia e dos Estados Unidos. "Isso significa que há poucos medicamentos disponíveis para tratar estes pacientes, e por isso estamos particularmente animados por ter encontrado algo que parece ter um efeito tão duradouro –a sobrevida livre de progressão observada não foi alcançada antes neste tipo de doença nessa população de pacientes", comemorou Ruszniewski.
 
"Agora, além de tornar a droga disponível através da submissão à aprovação das agências reguladoras, nós gostaríamos de ver estudos adicionais a investigar sua eficácia em outros tipos de TNEs, como por exemplo, pâncreáticos e brônquicos."
 
A pesquisa foi financiada pelo Advanced Accelerator Applications, os desenvolvedores do Lutathera.
 
Abstract no: LBA 6. “177-Lu-Dotatate significantly improves progression-free survival in patients with mid-gut neuroendocrine tumours: Results of the phase III NETTER-1 trial”. Presidential session II, 14.45-16.55 hrs (CEST), Sunday 27 September, Hall D1 (presenting at 16.15 hrs).
 
[1] Mid-gut tumours are defined as those of the jejunum, ileum, Meckel diverticulum, caecum, appendix, and ascending colon.

[2] France, UK, Germany, Sweden, The Netherlands, Belgium, Italy and Portugal.
 
 
 
 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519