25042024Qui
AtualizadoQua, 24 Abr 2024 8pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

San Antonio 2015

Quimioterapia adjuvante no câncer de mama luminal A

Nielsen_Torsten_NET_OK.jpgDe acordo com o estudo de fase III DBCG77B, apresentado por Torsten Nielsen (foto), professor de patologia na Universidade de British Columbia, Canadá, no 2015 San Antonio Breast Cancer Symposium, mulheres na pré-menopausa com câncer de mama invasivo subtipo luminal A que receberam quimioterapia adjuvante apresentaram taxas de sobrevida livre de doença em 10 anos semelhantes ao grupo de mulheres que não recebeu o tratamento.

"Luminal A é um subtipo relativamente comum de câncer de mama, definido por uma elevada expressão de receptores hormonais (receptor de estrogênio (ER) e receptor de progesterona (PR)), e baixa expressão do marcador de crescimento celular Ki67 e da oncoproteína HER2. É a forma de câncer de mama com o melhor prognóstico ", afirmou Nielsen.

Evidências sugerem que os subtipos de câncer de mama diferem na sua capacidade de resposta à quimioterapia adjuvante. Para descobrir se as mulheres com câncer de mama luminal A se beneficiariam ou não da quimioterapia, ao invés de começar um novo estudo e esperar 10 anos para encontrar respostas, os pesquisadores utilizaram um estudo antigo, já concluído, que tinha guardadas amostras de tecidos para estudos futuros.
 
Entre 1977 e 1983, 1.146 mulheres pré-menopausadas com câncer de mama invasivo que tinham linfonodos axilares positivos ou tumores> 5 cm foram randomizadas para dois braços de quimioterapia e dois braços sem quimioterapia no estudo Danish Breast Cancer Cooperative Group 77B. As mulheres nos braços de quimioterapia receberam ciclofosfamida ou uma combinação de ciclofosfamida, metotrexato e fluorouracil. Todas as mulheres receberam radioterapia, mas nenhuma delas recebeu terapia endócrina. “Ensaios randomizados de câncer de mama com um braço sem quimioterapia e tecidos disponíveis são raros, mas representam os melhores materiais para testar marcadores que predizem o benefício quimioterapia”, disse o especialista. 

Métodos e resultados 

Nielsen e colegas analisaram as amostras de tecido disponíveis a partir de 709 pacientes para detectar a presença de ER, PR, HER2 e Ki67, e identificaram 165 das amostras como subtipo luminal A. Sobrevida livre de doença invasiva em dez anos foi o endpoint primário no DBCG77B; sobrevida global também foi um endpoint pré-definido. A hipótese principal foi avaliar a interação entre os benefícios da quimioterapia (quimioterapia sim vs não) e subtipo (Luminal A vs não-luminal A).
 
Os pesquisadores descobriram que não houve diferença nas taxas de sobrevida livre de doença invasiva em 10 anos entre mulheres com doença luminal A que receberam quimioterapia daquelas que não receberam.
 
Pacientes com doença não-luminal A (o que incluiu os subtipos luminal B, HER2 e triplo-negativo) que receberam quimioterapia adjuvante tinham 50% menos probabilidade de ter uma recidiva da doença em 10 anos em comparação com as mulheres com esses subtipos de doença que não receberam a quimioterapia.
 
Nielsen explicou que nenhuma das mulheres neste estudo receberam terapia hormonal como tratamento adjuvante, o que pode sugerir que o estudo utilizado na análise não reflete o padrão atual de tratamento. No entanto, as terapias endócrinas são conhecidas por reduzir a sensibilidade dos tumores à quimioterapia. “Como as mulheres com câncer de mama subtipo luminal A não se beneficiaram da quimioterapia em nosso estudo, seria certamente de esperar que mulheres com características tumorais semelhantes recebendo terapia endócrina também não receberiam o benefício da quimioterapia", afirmou.
 
"O resultado foi positivo para o benefício da quimioterapia, porque as mulheres que tinham luminal B e subtipos basais, em contraste com aqueles que tinham luminal A, se beneficiaram com quimioterapia adjuvante com ciclofosfamida", disse Nielsen.
 
O estudo foi financiado pela Canadian Breast Cancer Foundation, IM Daehnfeldt Foundation e Danish Research Council.
 
Referência: Abstract: S1-08 Title: High risk premenopausal luminal A breast cancer patients derive no benefit from adjuvant chemotherapy: Results from DBCG77B randomized trial

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519