16042024Ter
AtualizadoTer, 16 Abr 2024 1pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Inibidor de aromatase neoadjuvante no câncer de mama HR+, HER2+

Mama_News_1_OK.jpgA adição de um inibidor da aromatase ao tratamento neoadjuvante com docetaxel, carboplatina, trastuzumabe (herceptin) e pertuzumabe (perjeta) não teve impacto na porcentagem de pacientes com câncer de mama HER2+, HR+ que tiveram uma resposta patológica completa (pCR). Os dados do estudo de fase III NRG Oncology/NSABP B-52 foram apresentados no 2016 San Antonio Breast Cancer Symposium.

O NRG Oncology/NSABP B-52 é um estudo de fase III multicêntrico, randomizado, desenhado para determinar se a adição de privação de estrogênio à terapia neoadjuvante composta de docetaxel, carboplatina, trastuzumabe e pertuzumabe (TCHP + Est-Dep) leva a uma maior taxa de pCR (mama e nódulos) do que TCHP isolada.
 
Muitas pacientes com câncer de mama HR+, HER2+ (cerca de 10% dos casos de câncer de mama diagnosticados nos Estados Unidos) que têm tumores de mama operáveis ​​ou evidência de que o câncer se espalhou para linfonodos axilares recebem docetaxel, carboplatina, trastuzumabe e pertuzumabe neoadjuvante. No entanto, nem todas respondem, especialmente se seus tumores também são receptor hormonal positivo (HR+). “Dados pré-clínicos e clínicos nos levaram a testar se a adição de um inibidor de aromatase a este regime de tratamento neoadjuvante neste grupo de pacientes aumentaria a porcentagem de pacientes que têm resposta patológica completa", diz Mothaffar F. Rimawi, professor associado e diretor médico no Lester and Sue Smith Breast Center, Baylor College of Medicine, em Houston.  
 
Métodos e resultados
 
Entre 15 de janeiro de 2014 e 17 de março de 2016, Rimawi e colegas designaram aleatoriamente (1:1) 315 pacientes com câncer de mama localmente avançado, operável, HR+, HER2+, para tratamento neoadjuvante com docetaxel, carboplatina, trastuzumabe e pertuzumabe com ou sem terapia de privação de estrogênio. Mulheres na pré-menopausa atribuídas aleatoriamente à terapia com inibidores de aromatase também receberam supressão da função ovariana com goserelina ou um agente equivalente.
 
A determinação de pCR (mama e nódulos) foi definida como a ausência de qualquer componente invasivo na amostra de mama ressecada e todos os linfonodos ressecados após a conclusão da terapia neoadjuvante.
 
Os grupos foram equilibrados, com 57% nódulo clinicamente positivo e 50% pré-menopausa. As avaliações para pCR estavam disponíveis a partir de 308 de 315 pacientes randomizados.
 
O pCR (mama e nódulos) para TCHP isolado e TCHP + privação de estrogênio foram 40,9% e 46,1%, respectivamente (p=0,36). O pCR (mama) foi de 44,2% vs 47,4%, respectivamente (p=0,57).
 
"Observamos um modesto aumento no número de pacientes que tinham uma pCR no braço inibidor de aromatase do estudo, mas o aumento não foi estatisticamente significativo. Interessante observar que houve preocupação de que a quimioterapia e a terapia endócrina pudessem ter efeitos antagônicos, mas não vimos isso ", disse Rimawi.
 
A proporção de doentes com efeitos adversos de graus 3 ou 4 foi semelhante entre aqueles cujo tratamento neoadjuvante incluiu um inibidor de aromatase. As toxicidades de graus 3/4 incluíram diarreia (23%, <1% vs 21%, 0%) vômitos (8%, <1% vs 5%, 0%) e neutropenia febril (5%, <1% vs 7%,1%) para TCHP vs TCHP mais privação de estrogênio.
 
“A combinação foi segura e bem tolerada. Ainda estamos analisando amostras de tecido dos pacientes para investigar se existem subgrupos que poderiam se beneficiar da inclusão de um inibidor de aromatase no cenário neoadjuvante”, concluiu.
 
O estudo foi financiado pelo National Institutes of Health e Genentech.
 
Referência: Abstract S3-06 - A phase III trial evaluating pCR in patients with HR+, HER2-positive breast cancer treated with neoadjuvant docetaxel, carboplatin, trastuzumab, and pertuzumab (TCHP) +/- estrogen deprivation: NRG oncology/NSABP B-52

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519