24112020Ter
AtualizadoTer, 24 Nov 2020 4pm

Conheça o Podcast Onconews no Spotfy

ASH 2017

Eficácia e segurança da terapia CAR T-Cells

CAR T CELL NET OKOs receptores de antígeno quimérico de células T representam uma nova estratégia de imunoterapia. O estudo ZUMA-1 mostrou na ASH os resultados de fase II com dados preliminares de eficácia e segurança da terapia CAR T-Cells axicabtagene ciloleucel (axi-cel). “Os resultados confirmam o benefício extraordinário do conceito das células CAR-T como estratégia terapêutica clinicamente relevante e duradoura em uma população de pacientes sem nenhuma outra opção de tratamento. O desafio é tornar esta tecnologia acessível para um grande número de pacientes a nível global”, observa o oncohematologista Jacques Tabacof, coordenador geral de oncologia e hematologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e médico do Centro Paulista de Oncologia.

Neste estudo multicêntrico de fase II foram considerados 108 pacientes com linfoma difuso de grandes células B agressivo e refratário para avaliar a taxa de resposta e a duração de resposta da terapia com axi-cel.

Após 15,4 meses, 42% dos pacientes permaneciam livres de progressão da doença e 56% continuavam vi-vos, com mediana de sobrevida global ainda não alcançada. A taxa de resposta objetiva foi de 82%, incluindo 58% de resposta completa. Os resultados do estudo foram publicados no New England Journal of Medicine.

"O acompanhamento de longo prazo confirma que as respostas podem ser duráveis e os pacientes em remissão aos 6 meses tendem a permanecer em remissão", disse o primeiro autor do estudo, Sattva S. Neelapu, do MD Anderson Cancer Center. “Mais da metade dos pacientes ainda estão vivos mais de um ano após o tratamento ", destacou.

Os eventos adversos mais comuns de grau 3 ou superior foram neutropenia (78%), anemia (43%) e trombocitopenia (38%). Síndrome de liberação de citocinas de grau 3 ou superior e eventos neurológicos ocorreram em 13% e 28% dos pacientes, respectivamente.

Referência:  578 Long-Term Follow-up ZUMA-1: A Pivotal Trial of Axicabtagene Ciloleucel (Axi-Cel; KTE-C19) in Patients with Refractory Aggressive Non-Hodgkin Lymphoma (NHL - Sattva S. Neelapu et al

 

Publicidade
banner pfizer 2018 institucional 300x250px
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
IBCC
Publicidade
300x250 ad onconews200519