20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO GI 2018

CheckMate-142: Nivo + ipi no câncer colorretal metastático

colorretal NET OKO estudo CheckMate-142 avaliou pacientes pré-tratados com câncer colorretal metastático com deficiência no mismatch repair e alta instabilidade de microssatélites (dMMR/MSI-H) e demonstrou maior benefício clínico e segurança manejável da combinação nivolumabe + Ipilimumabe em comparação com nivo em monoterapia.

 

Nivolumabe forneceu respostas duráveis (Taxa de resposta global (ORR) avaliada pelo investigador [INV], 31%) e controle de doença (DCR, 69%) em pacientes pré-tratados com câncer colorretal metastático com deficiência no mismatch repair e alta instabilidade de microssatélites (dMMR/MSI-H) no estudo CheckMate-142. Uma análise interina da coorte de combinação de nivo + ipi também havia demonstrado um ORR preliminar de 55% e perfil de segurança manejável em um subconjunto de pacientes (n = 84) com câncer colorretal metastático dMMR/MSI-H e acompanhamento ≥ 6 meses (André et al ASCO 2017).

Métodos e resultados

Na coorte do estudo Checkmate-142 apresentada no 2018 Gastrointestinal Cancers Symposium, pacientes com câncer colorretal metastático dMMR/MSI-H receberam nivo 3 mg/kg + ipi 1 mg/kg Q3W por 4 doses, seguido de nivo 3 mg/kg Q2W. O endpoint primário foi a taxa de resposta global (ORR; INV; RECIST 1.1). Outros endpoints foram DOR, SLP, SG e segurança/tolerabilidade.

Entre 119 pacientes tratados, 76% tinham recebido ≥ 2 linhas prévias de tratamento. O acompanhamento médio foi de 13,4 meses. A taxa de resposta global (ORR) foi de 55%, e a taxa de controle da doença (DCR) foi de 80%. Pacientes com mutação BRAF apresentaram ORR de 55%.

Entre todos os respondedores, a mediana de duração da resposta (DOR) não foi alcançada (NR), com 94% das respostas em andamento no cutoff de dados. A carga tumoral foi reduzida do baseline em 77% dos pacientes. As taxas de sobrevida livre de progressão (SLP) e sobrevida global (SG) em 9 meses foram de 76% e 87%, respectivamente.

Eventos adversos relacionados com o tratamento (TRAEs) de graus 3-4 ocorreram em 32% dos pacientes; 13% (qualquer grau) e 10% (graus 3-4) dos pacientes tiveram TRAEs que levaram à descontinuação. Não foram relatadas mortes relacionadas ao tratamento.

“O trabalho consolida o uso de imunoterapia em câncer colorretal avançado e dMMR, independente do status BRAF ou etiologia germinativa. Ainda que a combinação de ipi e nivo tenha resultado em maiores sobrevida livre de progressão e sobrevida global que nivo monoterapia, o estudo não foi randomizado, mas reportou apenas duas coortes independentes. Portanto, neste momento, não é possível saber se a adição de ipi é melhor que o anti-PD-1 isolado”, avalia a oncologista Rachel Riechelmann, Diretora de Pesquisa do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG) e Diretora do Departamento de Oncologia do A.C. Camargo Cancer Center.

Informações do ensaio clínico: NCT02060188

Referência:  Abstract No: 553 - Nivolumab + ipilimumab combination in patients with DNA mismatch repair-deficient/microsatellite instability-high (dMMR/MSI-H) metastatic colorectal cancer (mCRC): First report of the full cohort from CheckMate-142. - Thierry Andre et al - Citation: J Clin Oncol 36, 2018 (suppl 4S; abstr 553)

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519