29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ESMO 2018

Fadiga em pacientes tratados com olaparibe

RODRIGO MARIANO POSTER ESMO BP NET OKNa sessão de pôster do ESMO 2018, uma revisão sistemática e atualizada da literatura e uma meta-análise de ensaios clínicos randomizados (RCT) realizada por pesquisadores da BP- A Beneficência Portuguesa de São Paulo, buscou caracterizar o risco de fadiga associada ao uso do inibidor de PARP olaparibe. O estudo teve como primeira autora a pesquisadora Viviane Schutz, e foi apresentado no evento pelo oncologista Rodrigo Mariano (foto).

Os pesquisadores pesquisaram bancos de dados PubMed ​​para artigos publicados até fevereiro de 2018. A busca foi restrita a ensaios clínicos randomizados (RCTs) com olaparibe e foram selecionados de acordo com o PRISMA. O perfil de segurança de cada estudo selecionado foi avaliado para os eventos de fadiga de todos os graus e de alto grau nos braços controle/placebo e olaparibe. As incidências resumidas e o risco relativo (RR), com intervalos de confiança de 95%, de eventos de todos os graus e de alto grau foram calculados usando o modelo de efeitos aleatórios ou fixedeffects baseado na heterogeneidade dos estudos selecionados.

Resultados

Um total de 9 ensaios foram selecionados, representando 2074 pacientes com câncer avançado de ovário, gástrico ou de mama. 908 doentes receberam tratamentos placebo/controle e 1106 receberam olaparibe isoladamente ou em associação com o controle. A fadiga em todos os graus foi aumentada em 24% (RR 1,24 95% IC 1,10 - 1,39). A análise de fadiga de alto grau mostrou uma RR de 1,71 (95% IC 1,06 - 2,77).

Segundo os autores, os achados sugerem que o tratamento com olaparibe está associado a um risco aumentado de eventos adversos de fadiga. “É importante conhecer o perfil de toxicidade das novas drogas para fazer o manejo adequado do paciente. Como fadiga é um evento adverso relacionado ao tratamento muito comum e que pode prejudicar a qualidade de vida dos pacientes, é importante identificá-los precocemente e gerenciá-los adequadamente para otimizar o tratamento geral”, observou Rodrigo.

Referência: 982P Risk of fatigue and neuropathy in patients with advanced cancer treated with olaparib: A meta-analysis of randomized controlled trials V.C. Ruiz-Schutz1 F.A. Schutz3

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519