16042024Ter
AtualizadoTer, 16 Abr 2024 2am

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

2019

CAR-T reduz utilização de serviços de saúde em pacientes idosos

Idoso NET OKAnálise apresentada no ASH 2019 fornece a primeira evidência de mundo real de dados de chamados do Medicare após a aprovação da imunoterapia CAR-T cells anti-CD19, e mostra que o CAR-T pode ser benéfico para uma ampla população de pacientes idosos com linfoma difuso de grandes células B (LDGCB), incluindo aqueles com múltiplas comorbidades.

 

A pesquisa também mostrou que os pacientes passaram menos tempo no hospital e tiveram custos mais baixos de assistência médica após o CAR-T em comparação com os meses anteriores.

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou a primeira terapia CAR-T cells para adultos com LDGCB em 2017. No entanto, muitos dos pacientes incluídos nos ensaios clínicos que levaram a essa aprovação eram de meia-idade, com mediana de idade de 56-58 anos. Este estudo usou os dados de chamados mais antigos do Medicare disponíveis para avaliar o uso do tratamento em pacientes com 60 anos ou mais, que compreendem a maioria dos beneficiários do Medicare e geralmente têm vários problemas crônicos de saúde.

"Nossas descobertas oferecem evidências de que pacientes idosos com múltiplas comorbidades podem ser tratados com sucesso com CAR-T", disse o principal autor do estudo, Karl M. Kilgore, da Avalere Health. "Embora ainda não saibamos os resultados a longo prazo, quase três quartos dos pacientes ainda estavam vivos seis meses após o tratamento. Mesmo naquele período de tempo limitado, vimos um declínio significativo na utilização de serviços de saúde, incluindo hospitalizações e uso de pronto-socorro, o que sugere um curso de tratamento bem-sucedido”, afirmou.

O linfoma difuso de grandes células B é responsável por cerca de um terço dos 74 mil casos de linfoma não-Hodgkin diagnosticados anualmente nos Estados Unidos. Cerca de 63% dos pacientes sobrevivem por cinco anos após o diagnóstico. Para aqueles que recaem ou têm doença refratária, as opções de tratamento incluem quimioterapia, transplante de células-tronco e terapia com células CAR T, que trabalha na reengenharia das células T do próprio paciente. São necessárias várias etapas para coletar, modificar e reinfundir células T no paciente, um processo que é tipicamente combinado com quimioterapia que empobrece os linfomas e uma única infusão das células T modificadas do paciente.

Os pesquisadores analisaram dados de chamados de pacientes inscritos nas taxas A e B do Medicare entre outubro de 2017 e setembro de 2018. Eles identificaram 207 pacientes com idade média de 70 anos submetidos à terapia CAR-T para LDGCB. Metade foi submetida ao CAR-T como parte de um ensaio clínico, enquanto o restante apresentou comorbidades que provavelmente os teriam excluído dos ensaios clínicos de CAR-T.

Comparando a utilização de serviços de saúde nos seis meses anteriores e posteriores à terapia com CAR-T, os pesquisadores descobriram que os custos médios gerais de saúde dos pacientes caíram 39% após a realização do CAR-T, excluindo o custo do próprio tratamento. Nos meses seguintes ao CAR-T, os pacientes passaram menos tempo no hospital e tiveram metade do número de visitas ao departamento de emergência do que antes da terapia. Apenas 7,2% apresentaram evidências de quimioterapia subsequente nos dados dos chamados, sugerindo que o câncer não retornou nos primeiros seis meses após o CAR-T para a maioria dos pacientes.

Os pesquisadores planejam comparar os dados com pacientes com seguro privado e com um grupo semelhante de pacientes com LDGCB que não receberam terapia com CAR T cells para obter mais informações sobre resultados e custos.

Referência: #793 Medicare Patients Receiving Chimeric Antigen Receptor T-Cell Therapy for Non-Hodgkin Lymphoma: A First Real-World Look at Patient Characteristics, Healthcare Utilization and Costs

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519