29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

AACR 2019

Pesquisa brasileira discute estratégias no câncer de mama

cancer de mama NET OKEstudo brasileiro apresentado no AACR 2019 por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo abre nova perspectiva na luta contra o câncer de mama, com o potencial de introduzir uma estratégia promissora e de baixo custo no portfólio de medicamentos antineoplásicos e aumentar a eficácia do tratamento.

 

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo e o mais frequente entre as mulheres, projetando-se como um grande desafio para a saúde global. A falta de opções terapêuticas efetivas é uma realidade para certos subtipos, como o tumor triplo-negativo, o que dimensiona a importância de identificar drogas que possam atuar em sinergia com a quimioterapia atualmente empregada.

Com o objetivo de ampliar o acesso aos cuidados terapêuticos com soluções de baixo custo, pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo investigaram o efeito da atorvastatina (ATV) sobre o paclitaxel (PTX), cisplatina (CDDP) e olaparibe (OLAP) nas linhagens humanas de células de câncer de mama. As células cancerígenas frequentemente exibem alterações específicas na atividade metabólica, indicando que pode haver papel terapêutico para substâncias que atuam sobre o metabolismo lipídico.

Resultados

O uso de ATV diminuiu a viabilidade metabólica celular e demonstrou efeitos inibitórios sinérgicos com OLAP, diminuindo a viabilidade metabólica celular (-90%; p <0,001).

Análises de citometria de fluxo também indicaram que a co-administração de ATV e CDDP resultou em maior controle do ciclo celular na comparação com o uso isolado de cisplatina. “Em conjunto, nossos dados sugerem que a associação do ATV com drogas antineoplásicas convencionais parece ser benéfica. Nosso estudo abre uma nova perspectiva na luta contra o câncer de mama, com o potencial de introduzir uma estratégia promissora e de baixo custo ao portfólio de medicamentos antineoplásicos e aumentar a eficácia terapêutica”, concluem os autores.

A apresentação é dia 3 de abril na sessão de pôster dedicada a intervenções metabólicas (sessão 38), que acontece das 8:00 AM às 12:00 PM (horário de Atlanta, EUA).

Referências: Session PO.MCB08.05 - Tracking Metabolic Profiles and Subtype-specific Metabolic Interventions - 5276 / 19 - Enhancement of cisplatin activity against triple negative breast cancer cells by atorvastatin

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519