24042024Qua
AtualizadoQua, 24 Abr 2024 8pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

AACR 2019

AACR 2019: Estudo brasileiro investiga saliva como biomarcador do câncer oral

saliva bxTatiane de Rossi e Daniela Campos Granato, do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), coordenam estudo brasileiro apresentado no AACR 2019 mostrando o potencial de proteínas da saliva como marcadores moleculares com papel diagnóstico, prognóstico e preditivo no carcinoma oral de células escamosas.

 

O carcinoma de células escamosas (CEC) é o câncer bucal mais comum no mundo, responsável por mais de 90% de todos os casos de câncer na cavidade oral. Para avaliar o papel da saliva na pesquisa de marcadores moleculares associados ao desenvolvimento e progresso da doença, este estudo avaliou 204 peptídeos proteotípicos, selecionados previamente na base de dados institucional ou recuperados do SRMAtlas. Amostras de saliva foram coletadas de pacientes com metástase linfonodal (n = 26) e sem metástase linfonodal (n = 14).

Resultados

No método SRM, monitoramos 68 proteínas e 24 delas foram encontradas diminuídas em pacientes com metástase linfonodal em comparação com pacientes sem metástase linfonodal. A análise dos dados mostrou que pelo menos uma proteína foi associada a um risco relativo maior no desenvolvimento de metástase linfonodal em pacientes com CEC. Dois outros painéis de proteínas avaliados apresentaram o mesmo risco relativo. Em conclusão, os resultados indicam que um painel de potenciais proteínas marcadoras do CTE pode contribuir para a avaliação prognóstica, o perfil de risco do paciente e a possibilidade de recidiva, concorrendo para orientar estratégias de intervenção terapêutica.

A apresentação acontece na sessão de pôster dedicada à proteômica, dia 3 de abril, das 8:00 AM - 12:00 PM (horário de Atlanta,EUA)

Referências: Session PO.CH03.01 - Cancer Proteomics - 4542 / 15 - The use of saliva proteins as biomarkers to predict the risk of lymph node metastasis in oral cancer

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519