28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO 2019

Panorama GU mostra avanços com impacto clínico

Prostata 2018 NET OKCâncer de próstata metastático hormônio sensível foi tema de sessão plenária, em cenário marcado por avanços practice changing. No câncer urotelial, anticorpo conjugado apresentou dados encorajadores.

Selecionado para a Sessão Plenária, o estudo ENZAMET mostrou benefício de sobrevida em pacientes com câncer de próstata metastático hormônio sensível tratados com enzalutamida (Xtandi®). Em três anos, 80% estavam vivos versus 72% dos que receberam exclusivamente antiandrógenos não esteroidais (LBA 2). Os resultados foram publicados na New England Journal of Medicine (DOI: 10.1056/NEJMoa1903835) e têm impacto na prática clínica.

“Médicos e pacientes com câncer de próstata têm uma nova opção de tratamento com enzalutamida, agente que é especialmente relevante para os homens que não podem tolerar a quimioterapia e têm menor carga de doença", disse Christopher Sweeney (foto), oncologista do Dana-Farber Cancer Institute, principal pesquisador do ENZAMET.

Também no câncer de próstata metastático hormônio sensível, o estudo TITAN mostrou que a adição de apalutamida ao tratamento de deprivação androgênica melhorou a sobrevida livre de progressão radiográfica e sobrevida global, com redução de 33% no risco de morte (Abstract 5006).

No câncer urotelial, estudo Fase II com o anticorpo conjugado enfortumab-vedotin apresentou dados encorajadores, com taxa de resposta objetiva de 44% em uma primeira coorte de pacientes (LBA 4505). Enfortumab vedotin tem como alvo a Nectina-4, proteína encontrada em 97% dos tumores uroteliais, incluindo câncer de bexiga (90% dos casos), uretra, ureteres, pelve renal e órgãos adjacentes. "Estes resultados da Fase II replicam os achados da Fase I, o que não é frequente em ensaios clínicos", disse o investigador principal, Daniel P. Petrylak, do Yale Cancer Center.

No câncer renal, análise de subgrupo do estudo KEYNOTE-426 foi selecionada para sessão oral, avaliando a combinação de pembrolizumabe + axitinibe como terapia de primeira linha no carcinoma de células renais metastático (mRCC), em pacientes com risco intermediário/baixo e tumores com características sarcomatoides. Com maior tempo de seguimento, o tratamento de combinação teve impacto na sobrevida global aos 12 meses (83,4% vs 79,5%), na sobrevida livre de progressão (mediana não atingida vs 8,4 meses) e na taxa de resposta objetiva (58,8% vs 31,5%). As taxas de resposta completa foram de 11,8% vs 0%, em favor da combinação (Abstract 4500).

Outro destaque do panorama GU foi a apresentação de nova análise do CARMENA trial. O estudo voltou a discutir nefrectomia citorredutora (NC) up front no câncer renal metastático, agora com o objetivo de identificar quais pacientes ainda poderiam se beneficiar da NC seguida de tratamento sistêmico, especialmente no grupo de risco intermediário (critérios do International Metastatic Renal Cell Cancer Database Consortium – IMDC e do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center - MSKCC).

Após acompanhamento pela mediana de 61,5 meses, a sobrevida global pela análise ITT foi de 15,6 vs 19,8 meses, confirmando que NC não é superior a sunitinibe isoladamente em pacientes com risco MSKCC e IMDC. No entanto, os resultados sugerem que para pacientes com apenas um fator de risco IMDC, a nefrectomia citorredutora pode trazer benefícios (Abstract 4508).

Mais sobre tumores geniturinários na ASCO 2019

Panorama GU, as lições da ASCO

ASCO destaca avanços no câncer renal metastático

Imunoterapia e nefrectomia citorredutora no câncer renal metastático

Anticorpo conjugado é nova promessa no câncer urotelial

Enzalutamida: nova opção no câncer de próstata metastático hormônio sensível

Biomarcadores no câncer de próstata, expectativas e evidências

Avanços no câncer de próstata

Apalutamida mostra benefícios no mCSPC

GETUG: Hormonioterapia e radioterapia após prostatectomia radical

Qualidade de vida no câncer de próstata não metastático resistente à castração

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519