28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ESMO 2019

ESMO 2019 mostra avanços na pesquisa em câncer

esmo generico 2019A ESMO 2019 reuniu o melhor da pesquisa mundial em câncer e estudos aguardados foram selecionados para apresentação em late breaking abstracts, de 27 de setembro a 1º de outubro no encontro de Barcelona. Os inibidores de PARP e de múltiplas ciclinas estão entre os destaques do congresso europeu, com dados que impactam a prática clínica.

Na gineco-oncologia foi o caso de olaparibe + bevacizumabe como terapia de manutenção de primeira linha em pacientes com câncer de ovário com e sem mutação BRCA já tratadas com quimioterapia baseada em platina (LBA2) e do agente niraparib em pacientes com câncer de ovário recém diagnosticados (LBA1).

No ano em que a gineco-oncologia concentrou as atenções, o estudo VELIA/GOG-3005 mostrou resultados encorajadores do agente experimental veliparib associado à quimioterapia de manutenção no carcinoma de ovário seroso de alto grau (LBA3).

Na oncologia torácica, a análise final de sobrevida global do estudo FLAURA com osimertinibe no câncer de pulmão não pequenas células avançado (LBA5) e novos dados do CheckMate 227 (LBA4) também estiveram entre os destaques da edição deste ano.

No panorama geniturinário, a ESMO 2019 apresentou os primeiros resultados do trabalho que avaliou o tempo ideal para a radioterapia após prostatectomia radical (LBA 49_PR). Apontado como o maior estudo já realizado sobre radioterapia pós-operatória no câncer de próstata, o RADICALS-RT não encontrou diferença na recorrência da doença em cinco anos entre homens que fizeram radioterapia na adjuvância e aqueles que receberam radioterapia mais tarde, na recorrência.

Em tumores gastrointestinais, novos dados mostraram pela primeira vez que uma terapia-alvo direcionada à mutação do isocitrato desidrogenase 1 (IDH1) melhorou os resultados de pacientes com colangiocarcinoma avançado (LBA40).

Na oncologia mamária, resultados do estudo Fase III MONALEESA- 3 estiveram entre os destaques da Sessão Presidencial, em apresentação de Dennis Slamon, da Universidade da Califórnia, EUA. 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519