28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 1pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

San Antonio 2019

CORALLEEN mostra benefício de ribociclibe na neoadjuvância

Gavila Joaquin bxO ensaio CORALLEEN, randomizado, de Fase II, desenhado para avaliar o benefício clínico de ribociclibe associado a letrozol como tratamento neoadjuvante em mulheres na pós-menopausa com câncer de mama Luminal B, HER2-negativo mostrou taxas de resposta semelhantes à quimioterapia, com menor toxicidade. Os resultados foram apresentados no SABCS 2019 e reportados simultaneamente no Lancet Oncology. “Acreditamos que vale à pena explorar essa combinação como alternativa à quimioterapia para pacientes com câncer de mama luminal de alto risco”, destacou o pesquisador principal, o oncologista Joaquin Gavilá (foto), do Instituto Valenciano de Oncologia.

 

As pacientes foram randomizadas 1:1 em dois braços, estratificadas pelo tamanho do tumor e envolvimento nodal para receber letrozol mais ribociclibe ou quimioterapia. Duas semanas após a primeira administração, as pacientes foram submetidas à biópsia para avaliar a resposta ao tratamento, com base na expressão de Ki-67. O endpoint primário foi a taxa de ROR na cirurgia. após o tratamento neoadjuvante, de acordo com o teste Prosigna.

“O tratamento padrão atual para câncer de mama luminal B de alto risco é a quimioterapia neoadjuvante, que está associada a altos níveis de toxicidade”, disse Gavilá. Encontrar uma alternativa eficaz à quimioterapia para pacientes com câncer de mama de alto risco é uma prioridade", acrescentou.

Estudos anteriores mostraram que a combinação de terapia endócrina com inibidores de CDK4/ 6 resultou em taxas de resposta semelhantes à quimioterapia para câncer de mama metastático. “Já sabíamos que a combinação de terapia endócrina com inibidores da CDK4 / 6 era eficaz no câncer de mama avançado, por isso o interesse ​​em investigar a eficácia dessa combinação no câncer de mama em estágio inicial e de alto risco”, explicou o especialista.

Neste estudo, os autores examinaram a eficácia da combinação do inibidor de CDK4 / 6 ribociclibe em pacientes com câncer de mama de alto risco, luminal B, estágio I a III. Foram inscritos 106 pacientes, randomizados 1: 1 para receber a combinação de ribociclibe e letrozol ou quimioterapia com múltiplos agentes como tratamento neoadjuvante. A análise por intenção de tratamento incluiu 101 pacientes com amostras de tecido disponíveis.

No momento da cirurgia, 48% dos 49 pacientes tratados com ribociclibe e letrozol tinham baixo risco de recorrência medido pelo PAM50, em comparação com 47,1% dos 52 pacientes tratados com quimioterapia. A conversão para o subtipo luminal A, que é um subtipo menos agressivo, ocorreu em 88% dos pacientes no braço de ribociclibe mais letrozol e em 84,3% no braço de quimioterapia.

As taxas de carga residual de câncer foram de 8% no braço de ribociclibe mais letrozol e de 11,8% no braço da quimioterapia. As taxas de PEPI 0, outro indicador de prognóstico favorável, foram de 24% versus 17,6%, novamente em favor do braço tratado com ribociclibe.

As toxicidades de grau 3 e 4 foram observadas em 54,9 % dos pacientes no braço de ribociclibe mais letrozol em comparação com 69,2 % dos pacientes no braço de quimioterapia. “Nossos resultados indicam que o tratamento neoadjuvante com a combinação de ribociclibe e letrozol tem benefícios clínicos semelhantes à quimioterapia e com menor toxicidade”, afirmou Gavilá, lembrando que os resultados são preliminares e precisam ser confirmados em ensaios futuros.

O estudo SOLTI-1402 / CORALLEEN foi patrocinado pela Novartis, com apoio da Associação Americana para Pesquisa em Câncer (Abstract Publication Number: GS2-06).

ClinicalTrials.gov Identifier: NCT03248427.

Referência: GS2-06 - CORALLEEN: A Phase 2 Clinical Trial of Multi-agent Chemotherapy or Letrozole Plus Ribociclib (LEE011) as Neoadjuvant Treatment for Postmenopausal Patients With Luminal B/HER2-negative Breast Cancer - Joaquin Gavilá et al

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519