28032024Qui
AtualizadoQua, 27 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

AACR 2020

Pesquisa em câncer discute consumo do tabaco entre jovens

cigarro eletronico bxApesar dos crescentes esforços de saúde pública para desencorajar o uso do tabaco entre adolescentes, produtos com sabor, especialmente os e-cigarettes e vaporizadores, permanecem estimulando o consumo entre os jovens. O assunto foi tema de estudo apresentado na AACR 2020, que empregou uma abordagem geoespacial para explorar o contexto socioecológico das lojas de tabaco e vaporizadores nos Estados Unidos.

Esta análise considerou os pontos de venda de produtos de nicotina, os chamados ENDS -electronic nicotine delivery system - discriminando o uso entre jovens por sexo, idade e grupos raciais / étnicos. Os pesquisadores realizaram um mapeamento geoespacial no sistema de Planejamento de Serviços de Los Angeles (SPA 3) e avaliaram o ambiente social das plataformas de mídia social tabaco-relacionadas, combinando buscas no Google e nas Páginas Amarelas.

Dados obtidos no Censo dos EUA (2013-2017), na American Community Survey (ACS) e a partir da California Tobacco Facts and Figures 2019 foram considerados para compor o perfil da população estudada.

Resultados

13,5% dos adolescentes de ensino fundamental II e 37,7% dos jovens estudantes de ensino médio relataram já usar cigarros eletrônicos, os chamados e-cigaretts. O uso de dispositivos básicos ou descartáveis ​​foi associado a idade mais jovem, especialmente entre os latinos (5% relataram uso no mês passado em comparação com <3% entre outras etnias).

A análise dos contextos socioecológicos das lojas de tabaco e vaporizadores na região de Los Angeles (SPA 3) mostrou que independentemente da renda, um maior número de lojas de tabaco e vaporizadores parece corresponder a maior porcentagem de minorias étnicas.

As cidades de baixa renda tendem a ter mais lojas de tabaco e vaporizadores em comparação com as cidades de alta renda. Os produtos de tabaco custam menos em bairros com renda familiar média mais baixa e em bairros com proporção maior de residentes hispânicos, mesmo após o ajuste para o tipo de loja.

Através do software GIS aberto (QGIS), os pesquisadores mostraram como análises de mapeamento geoespacial podem codificar o comércio tabaco-relacionado em uma dada demografia, ilustrando suas relações espaciais. Ao revelar dados capazes de embasar estratégias de prevenção e controle, o estudo pretende contribuir com estratégias do FDA para a redução do tabaco, fornecendo informações críticas para ações voltadas para a população jovem e as minorias étnicas.

Referências: CT087 - A geospatial approach to explore the socioecological context of tobacco and vape shop locations - Kimlin T. AshingBrian TiepJonjon MacalintalSophia YeungTimothy O'ConnorBin XieUdochukwu ObodoMing-Hsiang TsouGaole SongFaith AbuanChristyl Dawson. City of Hope, Duarte, CA, Claremont Graduate University, Claremont, CA, San Diego State University, San Diego, CA, Florida International University, Miami, FL

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519