24042024Qua
AtualizadoTer, 23 Abr 2024 9pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO 2020

Radioterapia no ASCO 2020

Robson Ferrigno NET OK 1O médico especialista em radioterapia Robson Ferrigno, coordenador dos Serviços de Radioterapia dos Hospitais BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo e BP Mirante, analisa os principais estudos apresentados no ASCO 2020 que envolveram radioterapia e podem influenciar a rotina de condutas.

Por Robson Ferrigno

Câncer de mama

Vale destacar o poster de número 64 (Abstract# 572) que avaliou o impacto da dissecção axilar em 1411 mulheres do National Cancer Data Base (NCDB) com câncer de mama que foram tratadas com quimioterapia neoadjuvante seguida de cirurgia e que apresentaram linfonodo sentinela comprometido. Dessas, 1205 (85%) foram submetidas à dissecção axilar seguida de radioterapia adjuvante e 206 (15%) submetidas apenas à radioterapia adjuvante da mama e drenagens linfáticas. A sobrevida global em 5 anos foi semelhante nos dois grupos (69% nas pacientes que tiveram a axila operada e 79% naquelas que tiveram a axila apenas irradiada; p=0,33).

Por ser uma análise de banco de dados, esse estudo é um gerador de hipótese e analisa apenas sobrevida global. O benefício da dissecção axilar após quimioterapia neoadjuvante e linfonodo sentinela positivo é controverso e divide os especialistas que tratam câncer de mama. O estudo randomizado ALLIANCE 011202 deve responder essa questão com mais evidência. Estudos randomizados prévios (NSABP, French trial e AMAROS) já demonstraram controle semelhante da axila com cirurgia ou radioterapia no contexto do tratamento adjuvante. É pouco provável, como mostrou essa análise de banco de dados, que no contexto do tratamento neoadjuvante isso seja diferente.

Linfoma cerebral

O linfoma cerebral é uma enfermidade de difícil controle e vários esquemas de tratamento envolvendo quimioterapia sistêmica, quimioterapia intra-tecal e radioterapia de todo cérebro já foram testados, com resultados desanimadores.

Estudo apresentado no ASCO 2020 (Abstract# 2501) randomizou 91 pacientes com linfoma cerebral para receber ou não radioterapia de todo o cérebro com dose reduzida de 23,4 Gy em 13 frações de 1,8 Gy. O tratamento sistêmico incluiu rituximab, metotrexate, procarbazina, vincristina e cytarabine (esquema R-MPV-A). A adição de radioterapia de todo cérebro ao tratamento sistêmico aumento a sobrevida livre de progressão em dois anos de 54% para 78% (p=0,015).

Os autores desse estudo destacaram o benefício do emprego da radioterapia de todo o cérebro com dose menor do que a habitual e a avaliação da toxicidade e do impacto neurocognitivo será publicado futuramente.

 

Câncer de reto

Dois estudos randomizados mostraram os benefícios do emprego de quimioterapia mais efetiva no contexto do tratamento neoadjuvante do câncer de reto.

O Abstract#:4006 randomizou 920 pacientes com câncer de reto localmente avançado para comparar radioterapia e quimioterapia concomitante com capecitabina seguida de cirurgia (braço controle) com radioterapia hipofracionada (5 x 5 Gy) seguida de 6 ciclos de quimioterapia com esquema CAPOX ou 9 ciclos com esquema FOLFOX x 4, seguida de cirurgia (braço experimental).

Os pacientes do braço experimental tiveram maior taxa de resposta patológica completa (27,7% versus 13,8%; p < 0,001), menor falha de tratamento (23,7% versus 30,4%; p=0,02) e menor taxa de metástase a distância em 3 anos (19,8% versus 26,6%; p=0,004). A falha loco-regional foi semelhante nos dois grupos (8,7% e 6,0%: p=0,10).

O estudo PRODIGE 23 (Abstract #4007) randomizou 461 pacientes com câncer de reto inicialmente ressecável (estádios cT3/4 Nx M0) e com mais de 15 cm da borda anal para comparar radioterapia e quimioterapia concomitante com capecitabina seguida de cirurgia (braço controle) com TNT (“total neo-adjuvante therapy”) na seguinte sequência: 6 ciclos de quimioterapia com esquema mFolforinox, rádio e quimioterapia igual ao braço controle e cirurgia (braço experimental).

Os pacientes tratados com TNT tiveram maior sobrevida livre de doença em 3 anos (75,7% versus 68,5%, p=0,034) e maior sobrevida global em 3 anos (78,8% versus 71,37%; p<0,02).

Os dois estudos confirmam a tendência atual em maximizar a quimioterapia no contexto do tratamento neoadjuvante do câncer de reto. Essa estratégia visa melhorar o controle de doença à distância e aumentar a taxa de resposta do tumor primário, permitindo assim maior probabilidade de preservação de esfíncter.

Câncer de pulmão

O Abstract#:9007 randomizou 176 pacientes com câncer de pulmão de células pequenas e com doença limitada para comparar dois níveis de dose de radioterapia. No braço controle, 81 pacientes receberam o esquema padrão de 45 Gy em 30 frações de 1,5 Gy duas vezes ao dia (regime hiperfracionado) e, no braço experimental, a dose foi escalonada para 60 Gy em 20 frações de 1,5 Gy duas vezes ao dia. Ambos os grupos de pacientes receberam quimioterapia com cisplatina e etoposide nos padrões para tipo histológico de pequenas células.

Os pacientes tratados com dose escalonada tiveram maior sobrevida mediana (42 meses versus 23 meses, p=0,031) e maior sobrevida global em 2 anos (73% versus 46%, p=0,002). A sobrevida mediana livre de progressão foi superior no braço experimental, porém, não estatisticamente significativa (19,9 meses versus 14,4 meses, p=0,257). As toxicidades esofágica e pulmonar foram semelhantes nos dois grupos de pacientes, bem como a taxa de resposta completa. 

O impacto da dose escalonada na sobrevida foi significativo, porém, ainda é precoce considerar essa estratégia como mudança de prática. O estudo é fase II, possui poucos pacientes e o seguimento ainda é curto. É possível as curvas de sobrevida se sobreporem com mais anos de seguimento. São necessários estudos fase III, mais pacientes e seguimento maior para usarmos esse escalonamento de dose na prática.

O Abstract#: 9508 é um randomizado de fase III que envolveu 133 pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas, com mutação do EGFR, estádio IV e com até 5 sítios metastáticos (oligometástase) e sem metástases cerebrais. O braço experimental empregou radioterapia de todos os sítios comprometidos com técnica estereotática concomitante ao emprego de inibidor de EGFR e o braço controle empregou apenas inibidor de EGFR.

Os pacientes que receberam radioterapia tiveram sobrevida mediana livre de progressão mais longa (20,2 meses versus 12,5 meses; p<0,01) e sobrevida mediana global também mais longa (25,5 meses versus 17,4 meses, p<0,01). Não houve aumento de toxicidade com o emprego da radioterapia.

O estudo confirma que o emprego da radioterapia em sítios acometidos no paciente com câncer de pulmão oligometastático aumenta tanto a sobrevida livre de doença como a sobrevida global, sem impacto na qualidade de vida e na toxicidade..

Referências:

Abstract#:572 - Impact of axillary lymph node dissection (ALND) on survival in patients with ypN1 breast cancer that receive regional nodal irradiation (RNI): A national cancer database (NCDB) analysis.

Abstract#:2501 - Randomized phase II study of rituximab, methotrexate (MTX), procarbazine, vincristine, and cytarabine (R-MPV-A) with and without low-dose whole-brain radiotherapy (LD-WBRT) for newly diagnosed primary CNS lymphoma (PCNSL). 

Abstract#:4006 - Short-course radiotherapy followed by chemotherapy before TME in locally advanced rectal cancer: The randomized RAPIDO trial.

Abstract#:4007 - Total neoadjuvant therapy with mFOLFIRINOX versus preoperative chemoradiation in patients with locally advanced rectal cancer: Final results of PRODIGE 23 phase III trial, a UNICANCER GI trial. 

Abstract#:9007 - Randomized phase II trial comparing the efficacy of standard-dose with high-dose twice-daily thoracic radiotherapy (TRT) in limited disease small-cell lung cancer (LD SCLC).

Abstract#:9508 - First-line tyrosine kinase inhibitor with or without aggressive upfront local radiation therapy in patients with EGFRm oligometastatic non-small cell lung cancer: Interim results of a randomized phase III, open-label clinical trial (SINDAS) (NCT02893332).

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519