16042024Ter
AtualizadoTer, 16 Abr 2024 2am

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ESMO GI 2020

ESMO GI: NALIRIFOX no câncer de pâncreas

Duilio Rocha 2020 ok 2Zev Wainberg, da Universidade da Califórnia, apresentou os resultados de longo prazo de estudo de Fase I/II indicado como primeiro Late Breaking Abstract da ESMO GI 2020. O estudo avaliou irinotecano lipossomal em combinação com 5- fluorouracil / leucovorina (5-FU / LV) e oxaliplatina (OX) em pacientes com adenocarcinoma ductal pancreático metastático sem tratamento prévio e definiu a dose para o próximo estudo de Fase III. Duílio Rocha Filho (foto), chefe do Serviço de Oncologia Clínica do Hospital Universitário Walter Cantídio (UFC-CE) e membro da diretoria do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG), analisa os resultados.

“O câncer de pâncreas é agressivo e reconhecidamente difícil de tratar. É fundamental ampliar as opções de tratamento para os pacientes, principalmente na primeira linha", destacou Wainberg ao contextualizar o desenho do estudo e seus objetivos. Este estudo aberto de fase I/II foi projetado para avaliar a segurança, tolerabilidade e toxicidades limitantes da dose do irinotecano lipossomal em combinação com 5-FU / LV e OX (NALIRIFOX) no tratamento de primeira linha dos participantes do estudo com câncer pancreático metastático. Endpoints secundários incluíram eficácia clínica, compreendendo parâmetros de sobrevida livre de progressão (SLP) e sobrevida global (SG). Objetivos exploratórios avaliaram a caracterização genômica.

“FOLFIRINOX e gencitabina-nabpaclitaxel (Gem-nab) são regimes consagrados na terapia de primeira linha do câncer de pâncreas avançado, mas incrementos de eficácia e segurança do tratamento são necessários para essa população. O regime NALIRIFOX, que difere do FOLFIRINOX pela substituição do irinotecano convencional por sua apresentação lipossomal (nal-IRI), além de uma menor dose de oxaliplatina”, explica Duílio.

Resultados

No corte de dados, em 26 de fevereiro de 2020, a análise considerou dados de 32 pacientes (população agrupada), com idade média de 58 anos (39 -76 ), 40% homens, 87,5% (28) com metástases de novo, 9,4% (3) com doença localmente avançada e 3,1% (1) com tumor inicial.

Os resultados apresentados na ESMO GI 2020 mostram atividade antitumoral promissora, com sobrevida livre de progressão mediana de 9,2 meses (IC 95%: 7,69 – 11,96) e sobrevida global mediana de 12,6 meses (IC 95%: 8, 74 - 18, 69). A taxa de resposta global (CR + PR) foi de 34,4% (18,6 – 53,2). Em 16 meses, a taxa de controle da doença foi de 72% (53,3 – 86,3).

Em relação à caracterização genômica, dados de apenas 12 pacientes estavam disponíveis para análise. Na correlação com desfecho clínico, a SLP variou de 7,7 meses a 17,8 meses no tipo clássico, com 9,6 meses no subtipo basal-like (N=1).

Eventos adversos graves (≥3) relacionados ao tratamento foram principalmente neutropenia (31,3%), incluindo neutropenia febril (12,5%), mas nenhum paciente descontinuou o tratamento por toxicidade.

Em conclusão, este estudo de Fase I/II sugere que este regime é tolerável e mostrou atividade promissora, com mediana de SLP de 9, 6 meses e SG de 12,6 meses.

“Os dados de sobrevida global, sobrevida livre de progressão e resposta apresentados são semelhantes aos habitualmente descritos com FOLFIRINOX e Gem-nab. Os autores apontam que a taxa de neuropatia e de eventos adversos gastrointestinais são menores do que o esperado com FOLFIRINOX, algo que necessita de confirmação”, avalia Duilio.

O especialista observa que os resultados levaram o FDA a conceder a designação Fast Track ao nal-IRI em combinação com 5-FU e oxaliplatina. Contudo, permanece a ser estabelecido se NALIRIFOX pode representar uma opção frente aos atuais regimes de referência. “O estudo de fase III NAPOLI-3, atualmente em curso, compara NALIRIFOX com Gem-Nab no tratamento de primeira linha do câncer de pâncreas metastático e irá ajudar a determinar o papel do novo regime no manejo da doença”, conclui.

O estudo tem financiamento da Ipsen e está inscrito na plataforma Clinical Trials: NCT02551991.  

grafico LBA1 Vert

Referência: Late-Breaking Abstract-1: First-line liposomal irinotecan + 5 fluorouracil/leucovorin + oxaliplatin in patients with pancreatic ductal adenocarcinoma: primary analysis from a phase 1/2 study

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519