16042024Ter
AtualizadoTer, 16 Abr 2024 2am

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ESMO GI 2020

Trastuzumabe no câncer gástrico com expressão HER2+ por biopsia líquida

Rachel 3 NET OKRachel Riechelmann (foto), oncologista do AC Camargo Cancer Center, é primeira autora de estudo selecionado para apresentação em poster na ESMO GI. O trabalho foi desenhado para avaliar a eficácia da adição de trastuzumabe biossimilar (Zedora) à quimioterapia padrão em pacientes com câncer gástrico com expressão de HER2+ medida por células tumorais circulantes.

“Nosso grupo observou discordância de até 60% na expressão de HER2 em amostras avaliadas por células tumorais circulantes (CTCs) e em análises obtidas de tecidos tumorais”, apontam os autores. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar se a adição de trastuzumabe à quimioterapia de primeira linha é capaz de melhorar os resultados para pacientes com mGC com expressão de HER2+ avaliada por biópsia líquida.

A avaliação de CTC emprega tecnologia ISET®. A expressão de HER2 nos tecidos tumorais será avaliada de acordo com a rotina; na CTC, a expressão de HER2 será medida por imunocitoquímica conforme previamente validado e publicado pelo mesmo grupo (Abdallah E et al. Cells, 2019) e pelo método CISH (Troncarelli B et al. Cells 2019), até progressão, toxicidade limitantes ou retirada de consentimento. Os endpoints principais são taxa de resposta por RECIST 1.1 após 2 ciclos de tratamento e frequência de HER2+ nos mGC negativos para HER em tecidos tumorais. Os endpoints secundários incluem sobrevida livre de progressão, sobrevida global e frequência da expressão de HER2 + na CTC após a progressão.

São elegíveis pacientes com diagnóstico de mGC HER2-negativo e HER2 + CTC, ECOG 0-2, candidatos a receber quimioterapia de primeira linha. Os pacientes terão sangue coletado para avaliação de CTC no baseline e na progressão da doença, monitorados por exames de imagens a cada 2 ciclos, até a progressão. O monitoramento dos efeitos adversos relacionados ao trastuzumabe cumpre o preconizado pelas recomendações.

O estudo prevê 85 pacientes com mGC para testar a expressão de HER2 por CTC, com o objetivo de tratar 50 pacientes com a adição de trastuzumabe biossimilar. O estudo será considerado positivo se a taxa de resposta for ≥ 47% (com base no estudo Toga).

O estudo tem financiamento parcial da Libbs e está inscrito na plataforma Clinical Trials:NCT04168931.

Referências: P-55 GASTHER2: Efficacy of adding trastuzumab to standard chemotherapy in patients with advanced HER2-negative gastric cancer and HER2-positive expression in circulating tumor cells

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519