28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

AACR 2021

Aneuploidia do câncer pode predizer resposta à imunoterapia no câncer de pulmão

Joao Alessi dana farber bxO oncologista brasileiro João Victor Alessi (foto), pesquisador do Dana-Farber Cancer Institute, é primeiro autor de estudo apresentado na AACR 2021, sugerindo que níveis mais baixos de aneuploidia do câncer estão associados a resultados mais favoráveis ​​em pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) tratados com inibidores de checkpoint imune.

“A aneuploidia do câncer, que é um número desequilibrado de cromossomos nas células de câncer, é uma alteração que no CPNPC está associada à sinalização imune alterada; no entanto, o significado funcional da aneuploidia do câncer permanece obscuro ”, disse Alessi. O pesquisador também destaca a necessidade de biomarcadores preditivos para refinar a seleção de pacientes para a imunoterapia.

Neste estudo, Alessi e colegas analisaram retrospectivamente a associação entre aneuploidia do câncer e resposta a inibidores de checkpoint imune (ICI) anti PD-1/PD-L1 em ​​pacientes com CPNPC. A análise incluiu dados de 279 pacientes tratados com ICI e cujos tumores foram submetidos a sequenciamento de próxima geração. A aneuploidia foi classificada por um escore e definida como o número total de braços de cromossomos alterados, variando de 0 (sem braços de cromossomos alterados) a 39 (alterações em todos os braços de cromossomos examinados).

Resultados

Pacientes com respostas completas ou parciais a ICI tiveram uma pontuação de aneuploidia significativamente mais baixa em comparação com aqueles com doença estável ou progressiva (pontuação de aneuploidia mediana de 4 vs.7; P = 0,004). Pacientes com escores de aneuploidia de câncer < 2 (N = 72, 25,8%) tiveram resultados superiores comparados a pacientes com AS> 2 (N = 207, 74,2%), incluindo taxas de resposta significativamente mais altas (43,0 % vs. 19,8%,  P <0,001), assim como derivaram maior tempo de sobrevida livre de progressão mediana (6,2 vs. 2,9 meses; HR: 0,70 [IC 95%: 0,52-0,94], P = 0,02) e sobrevida global significativamente superior (19,8 vs. 13,8 meses; HR: 0,66 [95% CI: 0,47-0,94], P = 0,02).

O status de aneuploidia foi significativamente associado com  sobrevida livre de progressão e sobrevida global, mesmo após ajustar para outros fatores, como status de desempenho, mutação driver oncogênica, expressão de PD-L1, carga mutacional tumoral e linhas de tratamento. Após o ajuste, os pacientes com pontuação de aneuploidia <2  tinham 28% e 36% mais probabilidade de ter benefício de sobrevida livre de progressão e sobrevida global na comparação com pacientes com pontuação de aneuploidia >2.

Alessi e colegas também identificaram que  tumores com baixa pontuação de aneuploidia tinham números significativamente maiores de células imunes positivas para CD8, Foxp3 e PD-1. A presença desses marcadores inflamatórios indica que tumores com baixa aneuploidia podem ser mais imunogênicos do que aqueles com altos níveis de aneuploidia. “Dado o número crescente de testes moleculares recomendados para CPNPC, o sequenciamento de próxima geração oferece uma oportunidade para avaliação de aneuploidia”, disse Alessi. “Incorporar uma pontuação de aneuploidia no teste molecular pode ajudar nas decisões de tratamento e no desenho de estudos clínicos”, analisa o pesquisador.

Referência: Presentation Number: 26 - Association of aneuploidy score with clinical outcomes to immunotherapy in NSCLC

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519