28032024Qui
AtualizadoQua, 27 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASH 2021

Biópsia líquida no linfoma cerebral

Biopsia Liquida NET OKO DNA tumoral circulante (ctDNA) tem demonstrado grande potencial como biomarcador não invasivo em linfomas sistêmicos. Agora, estudo destacado em Sessão Plenária na ASH 2021 utilizou tecnologias de sequenciamento para explorar o papel do ctDNA em linfomas do sistema nervoso central (LSNC), com resultados que projetam a biopsia líquida como valioso biomarcador para estratificação de risco, com potencial de predizer resultados clínicos e a classificação de LSNC, poupando os pacientes de cirurgia invasiva.

Os pesquisadores aplicaram o Perfil Personalizado do Câncer por Sequenciamento Profundo (CAPP-Seq) e a técnica PhasED-seq (phased variant enrichment and detection sequencing) a 85 biópsias de tumor, 131 amostras de plasma e 62 amostras de líquido cefalorraquidiano (LCR) de 92 Pacientes com LSNC e 44 pacientes com outros tumores cerebrais ou doenças inflamatórias cerebrais, visando 794 regiões genéticas distintas.

As concentrações de ctDNA foram correlacionadas com medidas radiológicas da carga tumoral e testadas para associações com resultados clínicos em intervalos especificados pré-tratamento. “Desenvolvemos ainda um novo classificador para distinguir de forma não invasiva os linfomas do SNC de outros tumores do SNC com base no perfil de mutações no plasma e no LCR, usando uma abordagem de machine learning a partir de dados de sequenciamento do genoma total do tumor e de análises de genotipagem, com validação independente.

Resultados

Mutações genéticas foram identificadas em 100% das biópsias tumorais de LSNC (n = 63), com mediana de 262 mutações por paciente. O ctDNA plasmático do pré-tratamento foi detectável em 78% das amostras de plasma e em 100% das amostras de LCR, com concentrações de ctDNA variando de 0,0004 - 5,94% de frequência alélica (AF, mediana: 0,01%) no plasma e de 0,0049 - 50,47% AF (mediana: 0,62%) no LCR.

Na comparação com as concentrações de ctDNA em pacientes com linfoma difuso sistêmico de grandes células B (Kurtz et al., J Clin Oncol, 2018), os resultados atuais mostram que as concentrações de ctDNA plasmático no LSNC estavam em mediana mais de 200 vezes inferiores.

“Observamos uma correlação significativa das concentrações de ctDNA com os volumes tumorais radiográficos totais (TRTV) medidos por ressonância magnética, mas nenhuma associação com os escores de risco clínico (ou seja, o escore MSKCC) ou tratamento concomitante com esteroides”, descrevem os pesquisadores. A avaliação do ctDNA em intervalos de tempo determinados pré-tratamento também foi capaz de predizer a sobrevida livre de progressão (SLP) e a sobrevida global (SG), ambas como variável contínua e binária. “Em síntese, os pacientes podem ser estratificados em grupos de risco com prognósticos particularmente favoráveis ​​ou ruins, combinando ctDNA e TRTV como biomarcadores de pré-tratamento. Além disso, a positividade do ctDNA durante a terapia de indução com intenção curativa foi significativamente associada aos resultados clínicos, tanto SLP quanto SG”, esclarecem.

Como validação independente, o novo classificador de machine learning foi aplicado em uma coorte de 207 pacientes LSNC e não-LSNC. Os resultados revelaram alta especificidade (100%) e valor preditivo positivo (100%) para o diagnóstico não invasivo de LSNC, com sensibilidade de 57% para LCR e 21% para plasma, sugerindo que um subgrupo significativo de pacientes com LSNC pode ser poupado de biópsias cirúrgicas invasivas.

“Demonstramos detecção robusta e ultrassensível de ctDNA em vários marcadores de doença no LSNC. Nossos resultados sugerem que o ctDNA reflete com precisão a carga tumoral e serve como valioso biomarcador para estratificação de risco, predição de resultado e classificação de linfoma, livre de cirurgia no LSNC. Prevemos importante papel futuro do ctDNA como ferramenta de tomada de decisão para orientar o tratamento em pacientes com LSNC”, concluem os autores. 

Referência: 6 Profiling of Circulating Tumor DNA for Noninvasive Disease Detection, Risk Stratification, and MRD Monitoring in Patients with CNS Lymphoma - Jurik Andreas Mutter, Florian Scherer, MD et al
Program: General Sessions
Session: Plenary Scientific Session
Hematology Disease Topics & Pathways:
Lymphomas, Non-Hodgkin Lymphoma, Translational Research, Diseases, Aggressive Lymphoma, Emerging Technologies, Lymphoid Malignancies, Genomic Profiling, Technology and Procedures, Molecular Testing
Sunday, December 12, 2021, 2:00 PM-4:00 PM

 

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519