28032024Qui
AtualizadoQua, 27 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

SGO 2021

DIU hormonal no câncer endometrial inicial ou pré-câncer

andreas obermair bxUm dispositivo intrauterino (DIU) que libera o hormônio levonorgestrel demonstrou eficácia no tratamento de pré-câncer de endométrio e doença em estágio inicial. Os resultados do estudo foram apresentados no SGO 2021 Annual Meeting on Women’s Cancer por Andreas Obermair (foto), professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Queensland, em Brisbane, Austrália, e primeiro autor do trabalho.

“Seis meses após a inserção do DIU hormonal, os resultados da biópsia não mostraram sinais de câncer ou pré-câncer em dois terços de 165 mulheres com câncer endometrial em estágio I ou hiperplasia endometrial atípica, uma condição pré-cancerosa do endométrio”, relataram os pesquisadores. "Nossos resultados são encorajadores e mais pesquisas devem ser realizadas usando uma duração de tratamento mais longa", acrescentou Obermair.

A resposta patológica completa variou de acordo com a doença. Enquanto 82% das mulheres com pré-câncer (79 de 96) tiveram uma resposta completa, apenas 43% das mulheres com câncer (30 de 69) responderam completamente.

“Essa diferença nas taxas de resposta não surpreende, e está de acordo com estudos anteriores com números de casos muito menores. À medida que as células passam de saudáveis ​​para cancerígenas, elas perdem a capacidade de responder ao levonorgestrel”, observou Obermair.

Os autores também investigaram as taxas de resposta para mulheres que receberam tratamento além do DIU. 47 pacientes receberam DIU mais metformina, e 47 participaram de um programa de perda de peso. Todas as participantes do estudo eram obesas, fator de risco conhecido para câncer de endométrio.

Aos seis meses, a resposta patológica completa variou de 57% para o tratamento com metformina a 67% para perda de peso. “Uma resposta patológica completa em seis meses nem sempre se traduz em cura porque as recorrências são possíveis”, ressaltou Obermair.

Embora o DIU de levonorgestrel esteja disponível como anticoncepcional, seu uso como tratamento de câncer endometrial ainda é experimental. Se aprovado, seria uma opção para mulheres que desejam preservar a fertilidade ou não podem ser operadas devido ao alto risco de complicações.

Referência: Complete pathological response followingComplete pathological response followinglevonorgestrel intrauterine in clinical stage 1endometrial adenocarcinoma:Results of a clinical trial (feMMe trial, ANZGOG1301)M Janda, K Robledo, V Gebski, J Armes, M Alizart, M Cummings, Y Leung, P Sykes,O McNally, M Oehler, G Walker, A Garrett, A Tang, R Land, JL Nicklin, N Chetty, LCPerrin, G Hoet, K Sowden, L Eva, A Tristam, C Chen, D Brennan, A Obermair

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519