19042024Sex
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

WCLC 2019: Estudo do GBOT/LACOG mostra perfil genômico no câncer de pulmão no Brasil

Samira Mascarenhas 400x600 bxA oncologista Samira Mascarenhas (foto) é primeira autora de estudo do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), apresentado no WCLC 2019. O estudo tem apoio do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) e realizou uma análise epidemiológica do perfil genético somático de amostras brasileiras de câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) testadas por sequenciamento de nova geração.


Estudo compara modelos europeu e americano de rastreamento de câncer de pulmão

RASTREAMENTO NET OKEstudo prospectivo apresentado na WCLC 2019 comparou dois métodos de triagem para pacientes em risco de câncer de pulmão e constatou que o modelo utilizado por organizações de saúde pública canadenses, australianas e europeias é mais efetivo na detecção de tumores em comparação com o modelo de triagem utilizado pela United States Preventive Services Task Force (USPSTF).

Irradiação craniana profilática não aumenta sobrevida no CPNPC avançado

radio cranio bxResultados de meta-análise com dados de 4 ensaios clínicos - SWOG 8300, RTOG 0214, NVALT-11 e Guangzhou 2005 - revelaram benefício de sobrevida livre de progressão (SLP) para pacientes com câncer de pulmão não pequenas células em estágio III que receberam irradiação craniana profilática (ICP), mas não demonstraram ganho na sobrevida global (SG). Os dados completos foram apresentados na WCLC 2019, encontro realizado de 7 a 10 de setembro pela Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC) em Barcelona, ​​Espanha.

WCLC 2019 apresenta os destaques do encontro anual

WCLC 2019 bxA World Conference on Lung Cancer 2019 (WCLC 2019) reuniu os destaques da conferência anual no aguardado Presidential Symposium, apresentado segunda-feira, 9 de setembro. Entre os highlights da edição deste ano, o National Lung Matrix Trial mostrou os primeiros resultados de estudo guarda-chuva que considera oito terapias-alvo em pacientes com diferentes perfil moleculares. Os ensaios CASPIAN, VIOLET e novos dados do LIBRETTO-001 também foram destaque no WCLC 2019.

WCLC 2019: radiografia da realização de testes moleculares no câncer de pulmão

Pulmão NGS NET OKPesquisa realizada pela International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC) revelou que um terço dos especialistas desconhecem as diretrizes baseadas em evidências que apoiam o uso de testes moleculares do câncer de pulmão. Segundo os resultados do estudo apresentado na IASLC 2019 World Conference on Lung Cancer (WCLC 2019), 61% dos entrevistados consideram que as taxas de testes moleculares em seu país são inferiores a 50%, sendo as taxas mais baixas na América Latina.

Declaração IASLC: cessação do tabagismo após o diagnóstico de câncer

cessacao tabagismo NET OKA importância da cessação do tabagismo após o diagnóstico do câncer esteve em pauta no primeiro dia da 2019 World Conference on Lung Cancer (WCLC 2019), em Declaração emitida pela International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC). “O objetivo dessa iniciativa do Comitê de Controle de Tabaco e Cessação do Tabagismo da IASLC é aumentar o envolvimento dos médicos no controle do tabaco”, disse Jacek Jassem, da Universidade Médica de Gdansk, em Gdansk, Polônia.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
300x250 ad onconews200519