28032024Qui
AtualizadoQua, 27 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASTRO 2019: Novidades do Congresso Americano de Radioterapia

Bernardo Salavajoli 2019 bxEstudos que devem impactar a prática clínica foram apresentados na 61º ASTRO, reunião anual da American Society for Radiation Oncology, realizada entre os dias 15 e 18 de setembro em Chicago. Quem comenta é o rádio-oncologista Bernardo Salvajoli (foto), médico do serviço de radioterapia do HCOR-Onco e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).


Resultado cosmético da irradiação total vs parcial da mama após a lumpectomia

Ligia radio bxEstudo apresentado na 61ª ASTRO comparou o resultado cosmético da irradiação mamária pós-lumpectomia total versus parcial no ensaio clínico de fase III da NRG Oncology/NSABP B39-RTOG 0413. “O estudo demonstrou que para um grupo de pacientes minoritário e selecionado com estádio inicial de câncer de mama a irradiação parcial se mostrou uma opção terapêutica do ponto de vista cosmético”, afirma a rádio-oncologista Lígia Casão Arteaga (foto), médica do Hospital do Coração (HCor) e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

ASTRO 2019: SABR no câncer de próstata oligometastático

Prostata 2018 2 NET OKSelecionado para apresentação oral na 61ª ASTRO, o estudo randomizado de fase II ORIOLE sugere que a radioterapia ablativa estereotática (SABR) é uma opção eficaz e segura para pacientes com câncer de próstata oligometastático que desejam adiar a terapia de supressão hormonal (LBA 3). “ORIOLE é o terceiro estudo de fase II que mostra benefício do tratamento de oligometástases em pacientes com adenocarcinoma de próstata”, afirma o rádio-oncologista Bernardo Salvajoli, médico do HCOR-Onco e do ICESP.

Efeito abscopal da SBRT no câncer de pulmão após progressão à imunoterapia

Pulm o Horiz NET OKA adição de doses escalonadas de radiação após a interrupção da resposta à imunoterapia revigora o sistema imunológico em alguns pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) metastático, aumentando a sobrevida livre de progressão (SLP). Os resultados são de estudo randomizado de fase II apresentados na 61ª Reunião Anual da American Society for Radiation Oncology, em Chicago. O rádio-oncologista Bernardo Salvajoli , médico do serviço de radioterapia do HCOR-Onco e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP, comenta o trabalho.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519