18042024Qui
AtualizadoQua, 17 Abr 2024 9pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

Efeito biológico do CBM588 em combinação com inibidores de checkpoint no CCRm

paulo bergerot ascogu20O oncologista Paulo Bergerot (foto), do City of Hope, é autor de estudo de fase I que pretende avaliar o efeito biológico do Clostridium butyricum (CBM588) em combinação com nivolume e ipilimumabe em pacientes com carcinoma de células renais metastático. O estudo foi selecionado para sessão ‘Trials in Progress’ do Simpósio ASCO GU.

“Esse é o primeiro estudo clínico intervencional para avaliar a segurança da intervenção na microbiota intestinal em pacientes com câncer renal. O protocolo foi desenvolvido durante o Vail Workshop, uma associação entre a AACR e a ASCO que reúne 100 residentes e jovens oncologistas para uma imersão em pesquisa clínica”, explica Bergerot.

A combinação dos inibidores de checkpoint imune nivolumabe e ipilimumabe é o padrão de tratamento para pacientes com carcinoma renal de células claras de risco intermediário/baixo. Embora os dados sejam encorajadores, menos de 50% dos pacientes atingem resposta parcial ou completa com a combinação, e aproximadamente 20% progridem nesse regime. Estudos mostraram que a resposta aos inibidores de checkpoint pode ser modulada pelo microbioma intestinal (Routy et al Science 2018) e que certas bactérias intestinais (por exemplo, Bifidobacterium spp) podem predispor à resposta (Caitano et al ASCO GU 2017).

CBM588 é uma cepa de Clostridium butyricum, um bacilo Gram-positivo que produz ácidos graxos de cadeia curta. Promove o crescimento de bactérias intestinais comensais como Bifidobacterium, Lactobacillus e Bacteroides spp, e demonstrou aumentar as células Th1 e a produção de IL-10 com efeitos imunomoduladores.

Métodos

Nesse estudo de fase I de instituição única, os pacientes serão randomizados para um dos dois grupos de tratamento. O braço experimental receberá a dose/esquema padrão para nivo / ipi (3 mg/kg / 1 mg/kg Q3w por 12w, seguido de nivo isolado Q4w) mais CBM588 (60 mg PO 3x/d). O braço de controle receberá nivo/ipi na dose/esquema padrão. Os principais critérios de elegibilidade incluem CCRm de risco intermediário/baixo, nenhuma antibioticoterapia concomitante e nenhum tratamento sistêmico prévio.

O objetivo principal é determinar o efeito biológico do CBM588 + nivo/ipi na modulação do microbioma intestinal, medido pela mudança no Bifidobacterium spp e no índice de Shannon (uma medida da diversidade de microbiomas). Os objetivos secundários incluem eficácia clínica (sobrevida livre de progressão pelo RECIST 1.1) e avaliação dos efeitos da modulação imune sistêmica por meio da análise de Tregs circulantes, MDSCs e citocinas/quimiocinas circulantes.

Amostras de fezes e correlatos séricos serão coletados nas semanas 1 e 13 do tratamento. Um teste t de dois grupos com um erro de tipo I unilateral de 0,05 será utilizado para avaliar os parâmetros principais do estudo.

O estudo é financiado pela Osel, Inc (NCT03829111).

Referência: Abstract tps764 - A phase I trial to assess the biologic effect of CBM588 (Clostridium butyricum) in combination with nivolumab plus ipilimumab (nivo/ipi) in patients with metastatic renal cell carcinoma (mRCC). - Paulo Gustavo Bergerot et al - J Clin Oncol 38, 2020 (suppl 6; abstr TPS764)

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
300x250 ad onconews200519