28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

Análogos de somatostatina na hiperplasia de células neuroendócrinas pulmonares

Pulm o 2017 NET OKEstudo que avaliou o uso de análogos da somatostatina (SSA) em pacientes com hiperplasia idiopática difusa de células neuroendócrinas pulmonares (DIPNECH) foi destaque no ENETS 2020.

Caracterizada por uma proliferação de células neuroendócrinas pulmonares e/ou tumores neuroendócrinos multifocais, a DIPNECH tem literatura limitada quanto às mudanças nos sintomas em resposta aos análogos da somatostatina. O objetivo deste estudo, que tem participação da Mayo Clinic e do Moffit Cancer Center, foi justamente avaliar as mudanças nos sintomas e testes de função pulmonar (TFP) em pacientes tratados com SSA, a partir de dados de prontuários.

Resultados

42 pacientes apresentaram tosse crônica ou dispneia, com DIPNECH suspeita ou comprovada, e receberam tratamento com SSA. A melhora sintomática foi observada em 33 pacientes (79%). Além disso, 14 dos 15 pacientes com testes de função pulmonar tiveram melhora no VEF1 após o tratamento.

“O tratamento com SSA frequentemente melhora as doenças respiratórias crônicas, sintomas e TFP em pacientes com DIPNECH”, concluíram os autores

Referência: Somatostatin Analogs (SSA) in Patients with Symptomatic Diffuse Idiopathic Pulmonary Neuroendocrine Cell Hyperplasia (DIPNECH)

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519