28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

Neoadjuvância no câncer de esôfago, complicações e fatores de risco perioperatório

Esofago NET OK 2Destacado em sessão oral no ASCO GI 2021, o ensaio multicêntrico de fase III JCOG 1109 mostrou resultados do impacto da terapia pré-operatória no câncer de esôfago localmente avançado, em apresentação de Kazuo Koyanagi, da Universidade de Tokai, Japão.

“Conduzimos um estudo randomizado de Fase III com três braços comparando cisplatina mais 5-FU (CF) versus docetaxel mais CF (DCF) versus radiação com CF (CF-RT) como terapia pré-operatória no câncer de esôfago localmente avançado. Neste estudo, o objetivo foi avaliar a influência do tratamento pré-operatório nas complicações e fatores de risco perioperatórios”, descrevem os autores.

Foram elegíveis pacientes com câncer de esôfago avançado potencialmente ressecável, randomizados para uma das três terapias pré-operatórias, seguida de cirurgia (aberta ou esofagectomia toracoscópica com linfadenectomia regional). Dados clínicos, resultados cirúrgicos e complicações perioperatórias nos pacientes que receberam DCF e CF-RT foram comparados com aqueles que receberam CF.

Resultados

Entre dezembro de 2012 e julho de 2018, foram randomizados 601 pacientes para um dos três braços de tratamento (CF / DCF / CF-RT; 199/202/200). Dessa população, 589 pacientes foram elegíveis, sendo 546 submetidos à cirurgia (185/183/178).

As características dos pacientes não foram diferentes entre os braços de análise, mas o número de linfonodos colhidos no grupo que recebeu CF-RT foi significativamente menor do que naqueles tratados com CF (49 vs. 58; P, 0,0001). A incidência de complicações ≥ Grau 2 no perioperatório foi menor em pacientes que receberam DCF do que entre os tratados com CF (44,8% vs. 56,2%; P = 0,036).

A incidência de reoperação e morte intra-hospitalar em pacientes que receberam DCF e CF-RT não diferiu daquela em pacientes que receberam CF. A análise multivariada mostrou que o tempo de operação foi independentemente associado a um aumento de complicações perioperatórias grau ≥ 2. No entanto, o tratamento com CF-RT foi associado a um aumento na ocorrência de quilotórax Grau 2 (HR= 4,84; P = 0,043).

“O tratamento pré-operatório com DCF e CF-RT não aumenta o risco de mortalidade e de complicações perioperatórias quando comparado com a terapia padrão de CF, mas CF-RT aumenta o risco de quilotórax após esofagectomia no câncer de esôfago torácico avançado”, concluem os autores.

Referências: 162 Oral Abstract Session - Impact of preoperative therapy for locally advanced thoracic esophageal cancer on the risk of perioperative complications: Results from multicenter phase III trial JCOG 1109.

First Author: Kazuo Koyanagi, Department of Gastroenterological Surgery, Tokai University School of Medicine, Isehara, Japan
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519