29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO GU 2022

Tumores intraescrotais raros em um centro brasileiro de tratamento de câncer

mota trinconiEstudo brasileiro selecionado para apresentação em pôster no ASCO GU 2022 buscou descrever as características clínicas e patológicas, bem como os padrões de tratamento e os desfechos de pacientes com malignidades intraescrotais de células não germinativas tratados no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP-FMUSP) entre 2009 e 2020. “Por serem raros, a literatura sobre tumores testiculares de células não germinativas e malignidades paratesticulares ainda é escassa”, observam os autores. O oncologista Mateus Trinconi Cunha (na foto, à esquerda) é o primeiro autor do trabalho; José Mauricio Mota, chefe do Grupo de Tumores Geniturinários da Oncologia Clínica da instituição, o autor sênior.

Para a análise, foram incluídos pacientes com tumores intraescrotais benignos ou malignos de células não germinativas com idade superior a 18 anos. Os registros eletrônicos de saúde (EHR) foram revisados ​​para avaliar as características clínicas dos pacientes, bem como as características e resultados da doença. A estatística descritiva foi usada para relatar os dados, e o RECIST 1.1 foi utilizado para determinar a resposta radiológica ao tratamento. As variáveis ​​tempo-para-evento foram estimadas pelo método de Kaplan-Meier.

Resultados

Foram revisados ​​para elegibilidade os registros eletrônicos de saúde (EHR) de 885 pacientes com diagnóstico primário de neoplasia maligna dos testículos tratados no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) entre janeiro de 2009 e junho de 2020. 29 pacientes preencheram os critérios de elegibilidade (tumores de células de Sertoli, N = 3; tumores de células de Leydig, N = 6; tumor de células da granulosa, N = 1; tumor testicular da síndrome androgenital, N = 1; mesoteliomas, N = 3; lipossarcomas, N = 3; leiomiossarcomas N = 2; rabdomiossarcomas, N = 3; sarcomas de células fusiformes, N = 3; linfomas, N = 2; carcinoma da rete testis, N = 1; tumor neuroendócrino primário do testículo, N = 1). A maioria dos pacientes (N = 25) apresentava doença não metastática ao diagnóstico e foi submetida à orquiectomia inicial. Os quatro pacientes restantes tinham doença metastática ao diagnóstico (linfoma, N = 1; sarcomas, N = 3), todos positivos para envolvimento linfonodal (LN); sendo um com metástase visceral concomitante. Seis outros pacientes desenvolveram doença metastática posterior após um acompanhamento médio de 13 meses (IQR: 5,8-33,1 meses) (tumor de Leydig, N = 1; mesotelioma, N = 2; sarcomas, N = 3).

Os sítios metastáticos mais comuns foram linfonodos (N = 8, 80%), pulmão (N = 4, 40%), osso (N = 3, 30%), glândula adrenal (N = 2, 20%), peritônio (N = 1, 10%) e pele (N = 1, 10%). Nove pacientes (90%) receberam tratamento sistêmico: vincristina, doxorrubicina e ciclofosfamida para rabdomiossarcomas (N = 3), cisplatina mais pemetrexed para mesoteliomas (N = 2), doxorrubicina para lipossarcomas (N = 2), doxorrubicina mais ifosfamida para lipossarcoma (N = 1) e doxorrubicina, vincristina, ciclofosfamida e prednisona mais rituximabe para linfoma (N = 1). Destes, 2 pacientes obtiveram resposta parcial e 2 tiveram doença estável. A metastectomia de uma metástase única de pulmão foi realizada em um paciente com tumor metastático de células de Leydig. A mediana de sobrevida global foi de 51,2 e 24,5 meses para pacientes com doença localizada e metastática, respectivamente.

“Tumores testiculares de células paratesticulares e não germinativas são entidades extremamente raras com prognóstico relativamente bom se tratadas em estágios iniciais, dependendo da histologia subjacente. A maioria dos casos de doença metastática foi devido a sarcomas paratesticulares”, concluíram os autores.

Referência: Rare intrascrotal tumors in a tertiary cancer center: A retrospective case series.
First Author: Mateus Trinconi Cunha, MD
Meeting: 2022 ASCO Genitourinary Cancers Symposium
Session Type: Poster Session
Session Title: Poster Session C: Renal Cell Cancer; Adrenal, Penile, Urethral, and Testicular Cancers
Track: Testicular Cancer
Subtrack: Quality of Care/Quality Improvement and Real-World Evidence
Abstract #: 415
Citation: J Clin Oncol 40, 2022 (suppl 6; abstr 415)
DOI: 10.1200/JCO.2022.40.6_suppl.415

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519