28032024Qui
AtualizadoQua, 27 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

Câncer de pâncreas avançado

Rui_Weschenfelder_NET_OK.jpgEduardo Moraes e Rui Weschenfelder estiveram à frente do painel Gastrointestinal, apresentado no VIII Congresso da SFBO, que entre outros temas debateu os desafios e avanços no câncer de pâncreas. O objetivo do painel, segundo os coordenadores, é ir além de uma simples aula de revisão, e contribuir efetivamente para o dia-a-dia do oncologista. “O formato de debate possibilita que todos retornem para seu consultório, para o hospital, com algo de útil para acrescentar na prática”, enfatizou Weschenfelder.

De difícil diagnóstico e comportamento agressivo, o câncer de pâncreas apresenta alta taxa de mortalidade. No Brasil, é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total das mortes provocadas pela doença.
A cirurgia é o tratamento de escolha em tumores localizados. O desafio permanece em tumores metastáticos ou irressecáveis.
 
“A quimioterapia adjuvante é uma opção bem estabelecida”, explica o oncologista Rui Weschenfelder, do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. “A Gemcitabina permanece como QT padrão por seis meses, enquanto o papel da radioterapia segue sendo motivo de debate”, esclarece.

Para o tratamento de pacientes com doença metastática em boas condições clínicas, FOLFIRINOX (5-FU, leucovorin, irinotecano e oxaliplatina) tornou-se a nova referência. Dois estudos randomizados mostraram que quando comparado à gemcitabina, ele eleva a mediana de sobrevida de seis para cerca de 11 meses. Logo após a publicação dos dados iniciais, a toxicidade do FOLFIRINOX era uma preocupação dos oncologistas, mas o uso rotineiro mostrou ser uma esquema factível. “Na prática, percebeu-se que é uma toxicidade manejável. Sem dúvida isso foi uma revolução no tratamento do pâncreas”, finaliza.
 

 
 
 
 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519