29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

Rastreamento e gestão de risco em câncer de próstata

prostata_quad_bx.jpgFatores como idade, etnia e história familiar têm que ser considerados na gestão de risco do câncer de próstata, ao lado da classificação do score de Gleason, PSA total, PSA intacto e PSA livre. “Existem hoje algumas tentativas de selecionar pacientes por risco e esses são certamente fatores importantes para a avaliação de risco da doença agressiva e precisam ser considerados”, disse o urologista Lucas Mendes Nogueira, um dos conferencistas do painel geniturinário do 3º Simpósio Internacional do Grupo Oncoclínicas.

Nogueira, atual coordenador do Grupo de Uro-Oncologia do Hospital das Clínicas da UFMG e do Departamento de Uro-Oncologia da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), lembrou as recomendações do USPSTF de individualizar o screening. “Essa é uma decisão conjunta, de médico e paciente, em um diálogo que considera riscos e benefícios”, destacou.

Gustavo Guimarães, chefe do grupo de urologia do AC Camargo Cancer Center, falou com preocupação da evolução do câncer de próstata no Brasil. “Os dados globais de incidência, prevalência e mortalidade por câncer de próstata mostram que os números não são desprezíveis. Ao contrário, são números que nos convidam a uma reflexão, principalmente diante da realidade brasileira”, argumentou Guimarães.

O especialista mostrou em números um cenário já conhecido: o homem brasileiro não realiza exames periódicos de prevenção e as taxas de busca espontânea pelo screening do câncer de próstata são bem aquém da média mundial, abaixo inclusive dos números da América Latina. Em curva ascendente, o câncer de próstata continua como o segundo câncer mais presente entre os homens brasileiros. Estimativas do INCA sinalizam 68 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil em 2016.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519