29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

ALCYONE mostra resultados no mieloma múltiplo

HEMATOResultados do estudo de fase III ALCYONE apresentados em sessão plenária na ASH 2017 reforçam evidências do benefício de daratumumabe no tratamento de pacientes com mieloma múltiplo recém diagnosticados e não elegíveis ao transplante.

O estudo avaliou 706 pacientes, randomizados 1:1 para receber daratumumabe (D) mais bortezomibe, melfalano e predisinona (VMP) em comparação com VMP isoladamente. Os pacientes foram estratificados por idade (mediana de 71 anos) e estadiamento clínico pelo International Staging System (19,3%, 42,4% e 38,4% dos pacientes apresentavam doença em estágio I, II e III, respectivamente). Quase 16% apresentavam alto risco por análise citogenética e 46,3% eram do sexo masculino.

Resultados

Após um seguimento médio de 16,5 meses, o risco de progressão ou morte foi 50% menor entre os pacientes tratados com D-VMP em comparação com aqueles que receberam o esquema VMP (P <.0001). A mediana de sobrevida livre de progressão não foi avaliável no braço D-VMP em comparação com 18,1 meses no braço VMP. O benefício foi observado em todos os subgrupos, independentemente da idade, estádio clínico e status de risco.

Em conclusão, o estudo ALCYONE corrobora evidências anteriores, que já demonstravam sobrevida livre de progressão superior com o uso de daratumumabe e maior profundidade de resposta em relação ao atual padrão de cuidados (ClinicalTrials.gov: NCT02195479).

Os eventos adversos mais frequentes relacionados ao tratamento com daratumumabe incluem neutropenia, trombocitopenia, anemia, neuropatia periférica, infecção do trato respiratório superior, diarréia, pirexia e náuseas.

Referências:

1. Mateos MV, Dimopoulos MA, Cavo M, et al. Phase 3 randomized study of daratumumab plus bortezomib, melphalan, and prednisone (D-VMP) versus bortezomib, melphalan, and prednisone (VMP) in newly diagnosed multiple myeloma (NDMM) patients (pts) ineligible for transplant (ALCYONE).

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519