20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

Acupuntura no controle de sintomas

Acupuntura NET OKEstudo randomizado apresentado no San Antonio Breast Cancer Symposium trouxe evidências do benefício da acupuntura no controle de sintomas articulares associados ao tratamento com inibidores de aromatase no câncer de mama.

Os sintomas musculoesqueléticos são o efeito colateral mais comum dos inibidores de aromatase (IAs) e podem resultar em diminuição da qualidade de vida e descontinuação da terapia. Dados iniciais de dois estudos prévios de instituição única já indicavam que a acupuntura era capaz de diminuir os sintomas articulares em mulheres com câncer de mama. Agora, a SWOG confirma os benefícios da acupuntura com um estudo randomizado que envolveu diferentes centros nos Estados Unidos.

Foram selecionadas 226 pacientes, randomizadas 2:1:1 para receber acupuntura de verdade (TA, da sigla em inglês), acupuntura simulada (SA, da sigla em inglês) ou para integrar uma lista de espera de controle (WC, da sigla em inglês).

Foram elegíveis pacientes com câncer de mama inicial que tomaram IA por 30 dias e tiveram o pior índice de dor em 3 de cada 10 indicadores usando o Brief Pain Inventory (BPI-WP).

O protocolo TA utilizou um protocolo padronizado de pontos de acupuntura no corpo e auricular adaptados aos sintomas articulares. O protocolo SA utilizou agulha superficial e não considerou pontos de acupuntura. Ambos os protocolos TA e SA consistiram em uma intervenção de 12 semanas, com 12 sessões administradas ao longo das 6 primeiras semanas, seguidas de 1 sessão durante as 6 semanas adicionais. O endpoint primário foi a alteração no escore BPI-WP (pior dor) na 6ª semana. Os endpoints secundários incluíram outros indicadores do BPI, o Índice de Osteoartrite WOMAC (Western Ontario and McMaster Universities Osteoarthritis Index) para quadris e joelhos, além do escore modificado para Avaliação das Afecções Crônicas das Mãos (M-SACRAH) e testes funcionais de força e movimento.

Resultados

Entre 226 pacientes inscritas, 110 foram randomizadas para TA, 59 para SA e 57 para WC. As características basais foram semelhantes entre os grupos. Os valores médios de BPI-WP em 6 semanas foram de 0,92 pontos mais baixos (correlacionando com menos dor) no braço tratado com acupuntura em comparação com o braço SA (95% Cl: 0,20-1,65, p = 0,01), e foram 0,96 pontos mais baixos na população tratada com acucuntura em comparação com o braço WC (95% Cl: 0,24-1,67, p = 0,01).

A melhora dos sintomas avaliada pelos indicadores BPI-WP foi de 58% entre pacientes que receberam acupuntura em comparação com 33% em SA e 31% em WC. Todos os outros parâmetros avaliados na semana 6 também mostraram benefícios da acupuntura no controle dos sintomas associados ao uso de inibidores de aromatase no câncer de mama, incluindo os scores M-SACRAH e WOMAC (p <0,05). Os indicadores da semana 12 também mostraram vantagens da acupuntura nas medidas de dor.

Referência: Title: Randomized blinded sham- and waitlist-controlled trial of acupuncture for joint symptoms related to aromatase inhibitors in women with early stage breast cancer (S1200) - Hershman DL L, Unger JM M, Greenlee H, Capodice J, Lew DL L, Kengla AT T, Melnik MK K, Jorgensen CW W, Kreisle WH H, Minasian LM M, Fisch MJ J, Henry Land Crew KD D

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
300x250 ad onconews200519