19042024Sex
AtualizadoQui, 18 Abr 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

Autoestima e qualidade de vida em pacientes com câncer de mama

SABRINA SABCS 2 NET OKDurante a sessão de pôster do San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS18), a oncologista Sabrina Chagas (foto), médica do Grupo Oncoclínicas, apresentou um estudo que avaliou a importância do apoio social e da autoestima na qualidade de vida de pacientes com câncer de mama.

Na última década, tem crescido o reconhecimento de que o bem-estar do paciente é importante para o tratamento, bem como o foco na qualidade de vida (QV) e seus questionários para avaliar esse bem-estar. A autoestima é um fator que pode ser promovido através da oncologia integrativa, de grupos de apoio e outras formas de apoio social (como meditação, ioga, massagem, recreação, etc.).

Realizado em parceria com médicos do Hospital Universitário Gaffré e Guinle, e Day Sant'Anna, do blog Viver Eu Quero, esse estudo de coorte prospectivo buscou comparar as respostas das pacientes ao questionário Rosenberg Self-Esteem Scale (RSS - 12), antes e depois de assistir dois vídeos de apoio social onde as mulheres receberam cuidados para a promoção do aumento da autoestima.

O estudo incluiu 109 pacientes com câncer de mama em diferentes estágios da doença, e foi realizado entre dezembro de 2017 e junho de 2018. 18% das pacientes tinham entre 30-40 anos, 28% entre 40-50 anos, 28% entre 50-60 anos e 26% tinham mais de 60 anos. 55% estavam em tratamento neoadjuvante ou adjuvante, enquanto o restante das pacientes estava em tratamento paliativo. 94% das participantes relataram ter apoio familiar durante o tratamento e 48% das pacientes eram casadas.

Resultados

Entre as 10 questões do questionário, quatro apresentaram uma variação positiva em mais de 35%. Nestas quatro, a porcentagem restante permaneceu com respostas inalteradas. As quatro perguntas referem-se a: 4) capacidade de fazer coisas com a mesma qualidade que a população em geral; 8) sentimento de autoestima; 9) sentir-se inútil e 10) sentir-se uma boa pessoa. É importante enfatizar que a questão 8 apresentou uma mudança positiva em 53% dos entrevistados.

No restante das perguntas, a maioria das outras questões permaneceu inalterada em mais de 30% do tempo.

“Conseguimos mostrar nesse estudo que a promoção do apoio social é fundamental para a melhora da qualidade de vida dos pacientes com câncer de mama. Concluímos que os projetos realizados para a promoção do apoio social devem ser realizados continuamente para que o bem-estar seja promovido de forma permanente, levando a um aumento da qualidade de vida dos pacientes em geral. Precisamos enxergar as pessoas como um todo, e não apenas as suas doenças”, afirmou Sabrina. 

Referência: The importance of social support and self-esteem in quality of life in patients with breast cancer - Chagas SR, Chagas CR, Barros BP, Constancio MF, Assunção DS PUC, Rio de Janeiro, Brazil; Hospital Universitário Gaffré e Guinle, Rio de Janeiro, Brazil; Viver eu Quero, Petrópolis, Brazil

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
300x250 ad onconews200519