28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

Dexrazoxano para cardioproteção em pacientes com câncer de mama tratadas com antraciclinas

ariane sabcs bxA cardiologista Ariane Vieira Scarlatelli Macedo (foto), médica do Centro Paulista de Oncologia/Grupo Oncoclínicas e vice-presidente do Grupo de Estudos de Cardio-Oncologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia, apresentou na sessão de pôster do 2018 San Antonio Breast Cancer Symposium estudo que avaliou o efeito cardioprotetor do dexrazoxano em pacientes com câncer de mama em diferentes estágios da doença que receberam quimioterapia baseada em antraciclinas.

As antraciclinas continuam a ser uma opção valiosa na quimioterapia para o câncer de mama, apesar de sua conhecida cardiotoxicidade. A cardiotoxicidade induzida pela antraciclina é dependente da dose cumulativa. Estudos clínicos sugerem que o dexrazoxano poderia reduzir essa toxicidade.

“Nosso objetivo foi analisar, através de uma meta-análise atualizada, o efeito cardioprotetor do dexrazoxano em pacientes com câncer de mama em diferentes estágios da doença que receberam quimioterapia baseada em antraciclinas. Além disso, realizamos análises de subgrupos e meta-regressão para avaliar se a dose média de antraciclina e a data de publicação dos estudos interferiram na prevenção da ocorrência de evento cardíaco”, explicou Ariane.

Métodos e resultados

Os pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e metanálise. A revisão foi registrada no banco de dados PROSPERO (CRD42017077462). Foram pesquisados dados de 1990 a agosto de 2017 no Cadastro Central da Cochrane de Ensaios Controlados, Google Acadêmico, MEDLINE/Pubmed, LILACS, Web of Science, referências de artigos e procedimentos da ASCO. Estudos avaliando insuficiência cardíaca congestiva e evento cardíaco (alterações da função cardíaca sem sintomas cardíacos ou hospitalização por motivos cardíacos) foram incluídos como desfechos primários.

A pesquisa resultou em 1603 artigos, dos quais foram incluídos 7 estudos que forneceram 1545 participantes. A meta-análise mostrou um efeito benéfico global do dexrazoxano na redução do risco de eventos cardíacos (OR 0,262, IC 95%: 0,169-0,407, p <0,0001). Em dois dos sete estudos que avaliaram o desfecho do evento cardíaco, os pacientes foram previamente expostos a antraciclinas. Neste subgrupo de pacientes, foi encontrado um odds ratio de 0,244 (95% IC, 0,102 a 0,584). No subgrupo do estudo, em que os pacientes não relataram exposição prévia à antraciclina, o odds ratio foi de 0,266 (95%, 0,149 a 0,478 IC).

O teste Q para avaliar a diferença entre os subgrupos mostrou um valor de 0,026 com p = 0,871, implicando ausência de diferença entre os subgrupos. A meta-regressão múltipla foi realizada, adicionando ao modelo a dose média e as variáveis de idade dos estudos para uma análise combinada. A análise estatística do impacto dos dois cofatores combinados não mostrou associação significativa (teste Q = 2,36, df = 2 ep = 0,30).

Os autores concluíram que o dexrazoxano reduziu a ocorrência de eventos cardíacos quando adicionado ao regime de quimioterapia baseado em antraciclinas. “Não houve evidência de que o benefício da redução de eventos cardíacos com o uso de dexrazoxano fosse diferente conforme o uso de antraciclina em quimioterapia anterior, nem pela dose média de antraciclina utilizada”, concluiu Ariane.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519