21052022Sáb
AtualizadoSex, 20 Maio 2022 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Today
Neste mês
XVII Jornada de Patologia / VII Encontro Internacional de Patologia Investigativa / III Encontrando o Especialista
De Quinta-feira, 07 Agosto 2014 -  8:00
Até Sábado, 09 Agosto 2014 -  6:00
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (11) 2189-5078 / 5213

2014_banner_jornada_interno_Patologia_NET_OK.jpgCom programação científica voltada aos tumores de pulmão, tireóide, mama, pâncreas, melanoma, endométrio, adreno-cortical e gliomas, a XVII Jornada de Patologia, promovida pelo A.C.Camargo Cancer Center, reunirá alguns dos principais nomes da patologia investigativa do câncer no mundo em São Paulo, de 7 a 9 de agosto. Voltado a professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e estudantes de iniciação científica, bem como médicos-patologistas e médicos-residentes que atuam no campo profissional da patologia, o evento terá como destaque a discussão prática de casos em microscópio e dicas para publicação de paper em revista científica, além do anúncio oficial da criação da 1ª Escola Avançada de Patologia do país. As aulas abordarão também terapias gênicas combinando morte celular e resposta imunológica, citopatologias, dentre outros.

Um dos destaques é a participação do Professor do Departamento de Patologia da Universidade de Wisconsin, Ricardo Lloyd, um dos editores do livro de Tumores Endócrinos da Organização Mundial de Saúde. Lloyd trará duas aulas sobre produção científica, uma delas destacando a visão de um editor ao receber um paper e outra na qual o especialista abordará os aspectos éticos que devem nortear uma publicação. “Será uma grande oportunidade para os participantes conferirem como pensa um editor de uma grande revista científica indexada”, destaca o patologista, diretor de Anatomia Patológica do A.C.Camargo e coordenador geral do evento, Fernando Augusto Soares. Ao longo do evento, Ricardo Lloyd abordará também algumas de suas linhas de pesquisa com foco em câncer de tireóide e tumores cortical medulares. Os estudos clínicos com a participação do patologista Ricardo Lloyd, incluindo estudos translacionais, envolvem a classificação e análise prognóstica dos tumores de tireóide e endócrinos por meio de imunohistoquímica e hibridização in situ.

Representando do MD Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas, estão confirmados os patologistas Aysegul Sahin, Ignacio Wistuba e Raghu Kalluri. A patologista Ayesegul Sahin, diretora dos serviços de Patologia e Banco de Tumores da Mama e autora de mais de 200 artigos científicos, que enfatizam temas como características morfológicas dos tumores invasivos e in situ; lesões de alto risco, biomarcadores de progressão e marcadores prognósticos e preditivos em câncer de mama. A especialista abordará o papel da avaliação de tecidos de mama após quimioterapia neo-adjuvante e a diversidade dos tumores mamários triplo negativos. Ignácio Wistuba, diretor do Departamento de Patologia Molecular Translacional da instituição texana, trará discussões sobre os avanços clínicos em câncer de pulmão a partir da diferenciação de perfis moleculares da doença e também as promessas e desafios envolvendo esta classificação de perfis para o tratamento e diagnóstico precoce de câncer pulmonar. Por sua vez, Raghu Kalluri, Professor e diretor do Departamento de Biologia do Câncer, lidera um Laboratório do MD Anderson envolvido em estudos de microambiente tumoral, metástases, angiogênese, apoptose (morte celular programada), invasão celular, genes de supressão de tumores, câncer e células-tronco, transição epitélio-mesênquima, biomarcadores, modelos tumorais de resistência à terapia, dentre outros temas de biologia molecular e de patologia do câncer. Durante o evento em São Paulo, Kalluri trará aulas sobre o tratamento do câncer de pâncreas de acordo com o perfil biológico da doença e também o papel do desenvolvimento funcional dos exossomos (vesículas secretadas pelas células) no diagnóstico e tratamento do câncer.

Outros importantes nomes já confirmados são o patologista do Brigham And Women´s Hospital e Professor do Departamento de Patologia do Dana-Farber Cancer Institute, George Mutter; a patologista Martha Quezado, do centro para pesquisa do câncer do National Cancer Institute (NCI); o dermatopatologista Martin Sangueza, do Hospital Obrero, da Bolívia; João Bosco Oliveira, patologista especializado em imunologia clínica e laboratorial do Instituto de Medicina Integral, em Pernambuco, Bryan Strauss, patologista molecular e coordenador de Pesquisa Médica e investigação translacional em Oncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), além dos especialistas do A.C.Camargo Cancer Center Antônio Nascimento e Fernando Augusto Soares, que compõem a coordenação do evento ao lado dos patologistas José Vassalo, Isabela Werneck Cunha, Maria Dirlei Begnami, Victor Piana de Andrade e Louise de Brot e do cientista Rafael Malagoli Rocha.

1ª Escola de Patologia Avançada do Brasil

Durante o evento será feito o anúncio oficial da criação da Escola de Patologia Oncológica Avançada Humberto Torloni (EPOAHT), que surge com a proposta de oferecer educação continuada aos patologistas brasileiros e residentes da área por meio de eventos científicos, cursos técnicos de média e longa duração, estágio e outros programas que visam a reciclagem do profissional que atua no diagnóstico morfológico e molecular do câncer. O homenageado - médico patologista Humberto Torloni, que completou 90 anos em 2014, sendo mais de 60 deles dedicados à Oncologia - atualmente está na direção do serviço de Arquivamento Médico e Estatístico do A.C.Camargo (SAME). Torloni foi o primeiro diretor de Anatomia Patológica do A.C.Camargo, fundador da Sociedade Brasileira de Patologia e editor dos famosos blue books da Organização Mundial da Saúde.

Consultando o Especialista

Paralelamente à Jornada de Patologia acontecerá a terceira edição do Consultando o Especialista/Seminário de Lâminas, uma iniciativa para que profissionais da área possam discutir seus próprios casos com os principais nomes do mundo em diagnóstico histopatológico de diferentes tipos de câncer. Os convidados desta edição são George Mutter, do Brigham & Women's Hospital, da Universidade de Harvard (EUA); Martin Sangueza, do Hospital Obrero, da Bolívia; Aysegul Sahin, do MD Anderson Cancer Center (EUA) e Ricardo Lloyd, da Universidade de Wisconsin (EUA). Poderão se inscrever oito patologistas por cada sessão, que sentarão ao microscópio para discussão de casos. "Esta é uma ocasião única para que patologistas de todo o país possam desfrutar do conhecimento dos tops da patologia em câncer do mundo e assim melhorar o tirocínio diagnóstico em áreas de especialidade", destaca Fernando Augusto Soares.

VII Encontro Internacional de Patologia Investigativa / XVII Jornada de Patologia / III Encontro com o Especialista
Data:
7 a 9 de agosto de 2014
Informações: http://www.accamargo.org.br/evento-detalhe/jornada-patologia/148
 

Local Anfiteatro Senador José Ermírio de Moraes, A.C.Camargo - Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade - São Paulo
Publicidade
KITE PHARMA
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
https://xperienceforumoncologia21.com.br/
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
300x250 ad onconews200519