Promovido pela Beneficência Portuguesa de São Paulo, o II Encontro Multidisciplinar de Câncer de Tireoide, acontece dia 11 de abril, no auditório do Hospital São José, com debates sobre o tratamento clínico, cirúrgico e com iodo radioativo do câncer bem diferenciado da tireoide. O evento irá discutir também a abordagem psicológica do paciente oncológico e a ligação entre a obesidade e a doença.
"O encontro é muito importante para atualização dos profissionais da saúde, visto que o câncer vem apresentando crescimento expressivo nas últimas décadas e se diagnosticado precocemente, aumenta as possibilidades de sucesso do tratamento", afirma a médica nuclear Letícia Rigo, da Beneficência Portuguesa.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer da tireoide é o mais comum na região da cabeça e pescoço, sendo três vezes mais frequente em mulheres. "O público feminino é mais sensível ao excesso de produção do hormônio TSH, que controla a produção hormonal da tireoide e desempenha papel vital no bom funcionamento do corpo humano”, explica Letícia.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia indica que aproximadamente 10% da população adulta têm nódulos tireoideanos, mas cerca de 90% são benignos. Na útlima década a incidência da doença aumentou em 10%. Sua mortalidade, no entanto, diminuiu.