O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (HSL/IEP) realiza nos dias 28 e 29 de abril 10ª edição do Simpósio de PET/CT em Oncologia/ VII Simpósio de SPECT/CT em Oncologia. Neste ano, a edição irá abordar as aplicações do PET em oncologia incluídas no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS), além das três indicações aprovadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014.
As determinações significam a incorporação de uma ferramenta valiosa no diagnóstico e acompanhamento de pacientes com câncer atendidos pelos convênios privados e pelo SUS. No rol da ANS foram incluídas as aplicações do PET para nódulo pulmonar solitário, câncer de pulmão, colorretal, mama, cabeça e pescoço, esôfago, melanoma maligno e linfoma. No SUS o procedimento foi indicado para tumor pulmonar não pequenas células, linfoma e câncer colorretal.
Os últimos avanços da área e os novos radiofármacos, que deverão estar disponíveis no Brasil em futuro próximo, também serão discutidos. “Abordaremos a radioembolização para tratamento de tumores do fígado com microesferas de resina marcadas com ítrio-90, recentemente introduzida no país”, explica o afirma o médico nuclear Allan de Oliveira Santos, coordenador do simpósio ao lado dos médicos Edwaldo Camargo e Elba Etchebehere.
A comissão científica também é composta pelos oncologistas Paulo Hoff, diretor-geral do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, Artur Katz, coordenador de área de oncologia clínica da instituição e pela médica hematologista Yana Novis.
Informações: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/iep/cursos-e-congressos/Paginas/Curso.aspx?atividade=947&pnv=0