23092020Qua
AtualizadoQua, 23 Set 2020 8pm

Conheça o Podcast Onconews no Spotfy

Racionalidade na prática médica

guilherme barcellos bxGuilherme Brauner Barcellos (foto), coordenador do movimento Choosing Wisely Brasil, defende escolhas racionais em saúde para garantir a segurança do paciente e combater a toxicidade financeira no ambiente da assistência.


Novas perspectivas na oncoginecologia

elias abdo bxEm entrevista exclusiva, o oncologista Elias Abdo (foto), chefe do serviço de oncologia ginecológica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e médico da Oncologia D`Or, discute temas que vão da importância da prevenção e diagnóstico precoce à revalorização da pesquisa científica. O especialista também destaca alguns dos estudos em ginecologia oncológica que devem concentrar as atenções no congresso da ASCO esse ano, edição que conta com sua participação como coautor do estudo de Fase III SOLO2,  avaliando o inibidor da PARP olaparibe no tratamento de manutenção em pacientes com câncer de ovário recidivado sensível à platina BRCA-mutado.

Nova era na oncohematologia

carlos chiatonne bxCarlos Chiattone (foto), nome de referência na oncohematologia brasileira, destaca avanços e tendências que reconfiguram o ambiente de pesquisa e assistência. Confira a entrevista exclusiva.

Em defesa da saúde pública

vecina bxGonzalo Vecina Neto (foto), professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, discute a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS) em tempos de pandemia de COVID-19 e defende a regionalização da saúde como alternativa para garantir melhorias no acesso. “É preciso criar uma regulação de acesso com características geográficas, de regiões de saúde”, afirma. Confira a entrevista exclusiva.

A próxima fronteira na medicina diagnóstica

alessandro leal 2020 bxO oncologista clínico Alessandro Leal (foto), pesquisador sênior da Johns Hopkins School of Medicine e co-fundador da startup de biotecnologia Delfi Diagnostics, em Baltimore, EUA, comenta os resultados de estudo publicado na Nature Communications (White blood cell and cell-free DNA analyses for detection of residual disease in gastric cancer), em entrevista que discute as novas soluções de biópsia líquida e suas implicações no diagnóstico e tratamento do câncer.

Cirurgia robótica da mama

toesca 2 bxO mastologista Silvio Bromberg, médico do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, conversou com Antonio Toesca (foto), cirurgião - coordenador de cirurgia robótica da mama no Instituto Europeu de Oncologia, durante o curso de cirurgia mamária e oncoplástica no IEO. Confira.

Avanços e promessas da oncologia de precisão

rodrigo dienstmann 2019 bx 1O oncologista brasileiro Rodrigo Dienstmann (foto), principal investigador do Oncology Data Science (ODysSey) Group, do Vall d`Hebron, em Barcelona, é nome de referência na pesquisa translacional. Em entrevista exclusiva, o especialista aponta caminhos que estão na fronteira do conhecimento científico.

A terceira onda

caponero 2019 bxO oncologista Ricardo Caponero (foto), coordenador do Centro Avançado de Terapia de Suporte e Medicina Integrativa (CATSMI) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, fala das promessas e desafios da oncologia mamária. Especialista destaca a chegada dos inibidores de ciclinas no câncer de mama receptor hormonal, avanço que compara à terceira grande onda de inovação. "Primeiro foi o tamoxifeno na década de 80, quando não havia nenhum produto hormonal. A segunda revolução foi no ano 2000 com trastuzumabe para a doença HER2 positivo. Agora, os inibidores de CDK 4/6 vieram para ficar, com benefício que também se estende à sobrevida global", afirma.

Pesquisa clínica em pauta

zucca uro barretos bxO oncologista clínico Eduardo Zucca (foto), do Hospital de Câncer de Barretos (Hospital de Amor), discute estudos de mundo real e estudos de iniciativa do investigador e se mostra otimista com os rumos da pesquisa clínica no Brasil.

A corrida por biomarcadores

MURAD 2018 NET OKEm entrevista exclusiva, o oncologista André Marcio Murad (foto), diretor científico do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão (GBOP), fala de temas que estão na fronteira da pesquisa e assistência em câncer. Em pauta, avanços e perspectivas da oncogenética e oncogenômica no diagnóstico, tratamento e seguimento do câncer.

LACOG GU: novo chair discute avanços e ambiente de pesquisa

DIOGO BASTOS LACOG GU NEW NET OKEm entrevista, o oncologista Diogo Assed Bastos (foto), chair do LACOG GU e médico do ICESP e do Hospital Sírio-Libanês, comenta os objetivos de sua gestão à frente do grupo cooperativo, entre eles ampliar o número de estudos prospectivos no Brasil com participação da indústria. Os destaques do panorama geniturinário da ASCO este ano também estão em pauta. “A expectativa é que o estudo ENZAMET traga mais uma opção no cenário do câncer de próstata sensível à castração”, afirma.

Aliança contra o tabaco

ON28 PG4 ENTREVISTA GILBERTO CASTRO 2 NET OKCom uma carreira dedicada à pesquisa, ensino e assistência, o oncologista Gilberto Castro (foto), responsável pelo Grupo de Oncologia torácica e Cabeça e Pescoço do ICESP e orientador do Programa de Pós-Graduação em Oncologia da Faculdade de Medicina da USP, quer reforçar a tônica na prevenção do câncer. O especialista acaba de assumir a presidência do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) e quer aumentar a inserção da pesquisa brasileira no cenário internacional.

Em defesa da oncogenética

CASALI 2018 NET OKConsiderado um dos precursores da oncogenética no Brasil, José Claudio Casali (foto) fala de carreira e das perspectivas para a especialidade, destacando a importância de ampliar acesso a testes e painéis genômicos e os desafios para a expansão. "Discutir genômica em um Brasil que também convive com a desnutrição é uma missão até hoje desafiadora, imagine isso 20 anos atrás", diz.

Eficiência e humanização

RAPHAEL BRANDÃO NET OKRaphael Brandão (foto), chefe do Américas Oncologia no Brasil, é um dos mais jovens especialistas à frente de um time de oncologia e defende mais racionalidade na prescrição.

Regulação, acesso e segurança do paciente

Jarbas Anvisa 2018Em entrevista exclusiva, o Diretor-Presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa da Silva Júnior (foto), comemora a etapa final do sistema de rastreabilidade de medicamentos, diz que o Brasil avança nas primeiras aplicações de big data em saúde e que já está regulando a plantação de Cannabis para uso terapêutico. “Ter um ambiente regulatório que facilite a pesquisa clínica é muito importante para a Saúde no Brasil”, afirma. Confira.

Ética, acesso e inovação

AURO DEL GIGLIO NET OKEm entrevista, o oncologista Auro del Giglio (foto) discute questões que estão na agenda da oncologia mundial e aponta caminhos para ampliar acesso a novas tecnologias no Sistema Único de Saúde.

Desafios e perspectivas

WILLIAM William 2018 NET OKEm entrevista, o oncologista William Nassib William Jr. (foto), diretor médico da Oncologia Clínica e Hematologia do Centro Oncológico da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta os principais avanços em tumores de pulmão e cabeça e pescoço, pesquisa clínica, burn out e morte.

Imunoterapia, a nova vanguarda

TABAK NET OK 2Nome de referência da oncohematologia brasileira, o especialista Daniel Tabak (foto), diretor-médico do Centro de Tratamento Oncológico (CENTRON), no Rio de Janeiro, discute avanços e perspectivas da imunoterapia no tratamento do câncer.

Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
300x250 ad onconews200519