29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Sociedade europeia publica recomendações para o rastreamento do câncer de pulmão

Pulm__o_DEZ_NET_OK.jpgUm guia com dez recomendações enfocou aspectos essenciais para a implementação da triagem do câncer de pulmão na Europa1.

As diretrizes destacam a importância da participação dos cirurgiões torácicos com formação e perfil clínico adequados, assim como conferem relevo às técnicas minimamente invasivas.

O painel de especialistas também dedicou atenção especial à importância da interpretação radiológica dos achados da tomografia computadorizada de baixa dosagem (TCBD), além de descrever os algoritmos de avaliação de nódulos e relatórios de patologia para facilitar a atuação de todos os profissionais envolvidos no esforço de rastreamento.

Políticas de cessação do tabagismo ocupam lugar no guia de recomendações, como um programa multidisciplinar que envolve radiologia, cirurgia torácica, pneumologia e patologia, sem falar de outras linhas de cuidados, como a psicologia e a psiquiatria. “A multidisciplinaridade é ponto-chave. A discussão não é fazer tomografias, mas engajar pessoas em um programa de prevenção e cuidados”, diz, Ricardo Sales dos Santos, cirurgião torácico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, principal investigador do estudo ProPulmão, o primeiro programa piloto de rastreamento em câncer de pulmão no Brasil.

Os resultados do ProPulmão confirmam que vale à pena investir na prevenção, com foco na população de alto risco.“Obtivemos a mesma prevalência de câncer de pulmão em comparação aos estudos europeus e da América no Norte, sem haver ocorrência maior de biópsias ou complicações resultantes da triagem”, diz Sales.
 
Referência: Recommendations from the European Society of Thoracic Surgeons (ESTS) regarding computed tomography screening for lung cancer in Europe

Leia mais: Evidências validam prevenção secundária no câncer de pulmão 

ProPulmão apresenta resultados do programa de rastreamento

Propulmão: resultados do programa de rastreamento em São Paulo

Novas evidências em favor da triagem do câncer de pulmão

Rastreamento: desafios e controvérsias

Importância da atenção primária

C
ontrole do câncer cervical expõe fragilidade do modelo brasileiro

Novos métodos no rastreamento do câncer cervical

Holanda mostra resultados do rastreamento com teste de HPV de alto risco

Viabilidade do rastreio populacional

Mamografia em nova versão


 

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519