31032020Ter
AtualizadoTer, 31 Mar 2020 6pm

Conheça o Podcast Onconews no Spotfy

EPIs e proteção individual na COVID-19

epi ok bxPouco se sabe sobre a eficácia dos EPIs, os equipamentos de proteção individual, para os profissionais de saúde que cuidam de pacientes infectados com o novo coronavírus (SARS – CoV-2). Artigo publicado no Annals of Internal Medicine por pesquisadores de um hospital de Singapura mostra o esforço de contribuir para aprimorar a segurança das equipes de saúde durante a COVID-19.


FDA aprova durvalumabe no câncer de pulmão pequenas células

approved NET OKA agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou a combinação do anticorpo monoclonal anti-PD-L1 durvalumabe (Imfinzi®, Astrazeneca) com etoposídeo e carboplatina ou cisplatina como tratamento de primeira linha de pacientes com câncer de pulmão pequenas células com doença extensa. A aprovação foi baseada nos resultados do estudo de FASE III CASPIAN (NCT03043872).

Terapia-alvo no câncer de mama em idosos

noam pondeEstudo de revisão publicado no Journal of Geriatric Oncology analisou as evidências disponíveis sobre a eficácia e segurança das terapias-alvo aprovadas para o tratamento do câncer de mama e contextualizar seus eventos adversos na população idosa. O oncologista Noam Pondé (foto), do grupo de Câncer de Mama do A.C.Camargo Cancer Center é primeiro autor do trabalho, que conta com a participação de Evandro de Azambuja, chefe da Equipe de Suporte Médico no Instituto Jules Bordet, em Bruxelas, Bélgica.

IDEA FRANCE – nova análise discute depósitos tumorais

Colorretal OK NET OK ASCO 2016O ensaio de fase III IDEA France investigou a duração ideal do tratamento adjuvante (3 X 6 meses) de CAPOX e FOLFOX em pacientes com câncer de cólon. Agora, análise post hoc publicada no Journal of Clinical Oncology determinou o impacto prognóstico de depósitos tumorais (DTs) na sobrevida livre de doença de pacientes inscritos no IDEA France.

DNA tumoral circulante e biópsia líquida em tumores geniturinários

manuel maia whats bxO oncologista Manuel Caitano Maia (foto), médico do Centro de Oncologia do Paraná, em Curitiba e ex-fellow de oncologia clínica do City of Hope Cancer Center, é primeiro autor de artigo de revisão publicado na Nature Reviews Urology que discute as implicações ​​para a prática clínica das técnicas de biópsia líquida, especialmente o uso da análise do DNA tumoral circulante (ctDNA) em tumores geniturinários.

Iniciativa reúne dados sobre COVID-19 e câncer

Gilberto Lopes 2019Uma coalizão de grupos de oncologia está reunindo dados sobre os riscos elevados de complicações da síndrome respiratória aguda grave coronavírus-2 (SARSCoV-2 [COVID-19]) em pacientes com câncer. O oncologista Gilberto Lopes (foto), da University of Miami Sylvester Comprehensive Cancer Center, é membro do Comitê Diretor da COVID-19 and Cancer Consortium (CCC19) Registry.

Papel prognóstico do microRNA no câncer epitelial de ovário

patricia ferreira bxA oncologista Patrícia Ferreira (foto), do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), é primeira autora de revisão sistemática com meta-análise de sobrevida global sobre o papel do microRNA no câncer epitelial de ovário como fator prognóstico e preditivo da resposta à quimioterapia. Os resultados foram publicados na Oncotarget.

Câncer de próstata familial e hereditário

CASALI 2018 NET OKArtigo de Beebe-Dimmer, JL et al mostra resultados de análise que envolveu mais de 619.630 homens e amplia a compreensão do câncer de próstata associado a síndromes hereditárias e de base familial. “São resultados valiosos para entender populações de alto risco que podem se beneficiar da triagem genética e da vigilância aprimorada”, analisam os autores, no Journal of Clinical Oncology (JCO).  Quem comenta é o oncogeneticista José Cláudio Casali (foto), chefe do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo Cancer Center e 2º Diretor Científico do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão (GBOP).

Transmissão de COVID-19 em pacientes com câncer em hospital de Wuhan

covid19 3 bxPacientes com câncer têm um risco maior de infecção por COVID-19 em comparação com a população geral. É o que sugere análise realizada por pesquisadores do Hospital Zhongnan, em Wuhan, China, epicentro do surto da doença. Publicado no JAMA Oncology como Research Letter, o trabalho relata a incidência e os resultados da infecção em pacientes com câncer tratados em uma instituição terciária de câncer.

Quimioterapia adjuvante no câncer urotelial

FABIO SCHUTZ LACOG GU NET OKA quimioterapia adjuvante à base de platina melhorou significativamente a sobrevida livre de doença em pacientes com câncer urotelial do trato superior, conferindo redução de 55% no risco relativo de recorrência ou morte e redução de 52% no risco de metástase ou morte. Os resultados estão em artigo de Birtle A et al., no Lancet. Quem comenta é o oncologista Fábio Schutz (foto), da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. 

Anvisa aprova gilteritinibe para tratamento da leucemia mieloide aguda

approved NET OKA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do gilteritinibe (XOSPATA®, Astellas Pharma) para tratamento em monoterapia, via oral, de pacientes adultos com leucemia mieloide aguda recidivada ou refratária com mutação no gene FLT3 (FLT3mut+). A aprovação foi baseada nos resultados do estudo ADMIRAL.

COVID-19: recomendação propõe manejo de pacientes com câncer de pulmão avançado

Pulm o 2017 NET OKDiante do novo coronavírus (COVID-19) como emergência de saúde pública, pacientes com câncer de pulmão avançado precisam ser monitorados. O alerta vem de estudo colaborativo chinês, mostrando que “durante a epidemia de COVID-19, uma diretriz para o manejo ideal de pacientes com câncer de pulmão avançado precisa urgentemente ser proposta para distinguir os sintomas do COVID-19 dos efeitos colaterais dos medicamentos antitumorais”.

COVID-19 e as perspectivas da saúde 5.0

telemedicina 2020 2 bxEm uma era onde tudo está conectado e todas as tecnologias exploram o conceito de convergência, não é demais falar em saúde 5.0. Aliás, o conceito existe e já deixou para trás o tom futurista. Em tempos de coronavírus, nunca esteve tão atual.

Carboplatina e pemetrexede em idosos com CPNPC avançado

mauro zukin asco19A combinação de carboplatina e pemetrexede seguida de manutenção com pemetrexede é uma opção válida para o tratamento de primeira linha de pacientes idosos com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) não escamosas avançado. Os resultados do estudo de Fase III de não-inferioridade foram publicados no JAMA Oncology. O oncologista Mauro Zukin (foto), Diretor Executivo do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) e médico da Oncologia D’Or analisa os resultados.


Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519