23092021Qui
AtualizadoQua, 22 Set 2021 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Acesso e prioridades na oncologia

roitberg ok bxO oncologista Felipe Roitberg (foto), atualmente na Organização Mundial de Saúde, é coautor de estudo publicado no Lancet Oncology, com dados sobre o acesso ao tratamento do câncer em 82 países.


IPEN paralisa produção de radiofármacos

radiofarmacos bxO Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) suspendeu desde 20 de setembro o fornecimento de radiofármacos e radioisótopos para o diagnóstico e tratamento do câncer, entre outras aplicações. Sem recursos, o IPEN viu despencar o orçamento - de 165 milhões em 2020 para cerca de R$ 91 milhões em agosto de 2021 - e argumenta que faltou verba para a compra de insumos. A paralisação tem impacto imediato na assistência oncológica.

Regime simplificado de pré-medicação antes de paclitaxel em pacientes com câncer de mama inicial

romualdo 21 bxRomualdo Barroso (foto), oncologista do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, é primeiro autor de estudo que avaliou a segurança de omitir corticosteroides após o ciclo 2 durante a porção de paclitaxel do regime de dose densa (DD) doxorrubicina-ciclofosfamida (AC)-paclitaxel. Os resultados foram publicados no periódico The Oncologist.

Conitec abre consulta pública para incorporar inibidores de ciclinas no tratamento do câncer de mama

SUS NET OK 2 2020A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu nova Consulta pública para avaliar a proposta de incorporar ao SUS o tratamento com os inibidores de ciclinas (CDK 4/6) ribociclibe, abemaciclibe e palbociclibe para o tratamento de câncer de mama HR+ HER2-.

Terapia-alvo e tratamento endócrino combinados no câncer de mama luminal

marcelle ponde 2021Artigo de revisão discute os dados disponíveis sobre combinações de terapia-alvo com terapia endócrina para as configurações iniciais e avançadas do câncer de mama luminal, o subtipo mais comum de câncer de mama, incluindo medicamentos aprovados e agentes em desenvolvimento. O trabalho foi publicado no periódico Expert Review of Anticancer Therapy, em artigo que tem os oncologista Marcelle Goldner e Noam Pondé (foto) como primeiro autor e autor sênior, respectivamente.

Mastectomia redutora de risco, tendências temporais e fatores de adesão

bagnoli index bxAnálise prospectiva que envolveu 7.195 mulheres com alto risco de câncer de mama mostrou tendências temporais e fatores que influenciam a adoção da mastectomia bilateral redutora de risco. Os dados foram reportados por Evans e colaboradores na The Breast. Fábio Bagnoli (foto), mastologista  da Santa Casa de São Paulo e do Hospital Paulistano (Américas Serviços Médicos), analisa os resultados.

Quimioterapia de indução no câncer de cavidade oral avançado

thiago bueno de oliveira bxThiago Bueno de Oliveira (foto), oncologista do A.C.Camargo Cancer Center, é primeiro autor de artigo de revisão publicado no periódico Current Oncology Reports que busca avaliar o papel da quimioterapia de indução em pacientes com câncer de cavidade oral localmente avançado. O trabalho discute perspectivas futuras, incluindo a incorporação de inibidores de checkpoint e biomarcadores para a seleção de pacientes.

Determinantes sociais da saúde e sobrevida em pacientes brasileiros com glioblastoma

Foto Gustavo Nader Marta 1Gustavo Nader Marta (foto), radio-oncologista do Hospital Sírio-Libanês, é primeiro autor de análise retrospectiva que utiliza um grande banco de dados nacional de base populacional para determinar as taxas de sobrevida de pacientes com diagnóstico de glioblastoma no Brasil considerando a influência da idade, modalidades de tratamento, práticas públicas e privadas e nível de escolaridade. Os resultados foram publicados na Lancet Regional Health – Americas.

Prevenção e tratamento da xerostomia no tratamento do câncer

daniel cohen 2021Um painel multidisciplinar de especialistas avaliou a base de evidências (PubMed, EMBASE e Cochrane Library) para formular recomendações para a prevenção e tratamento da hipofunção das glândulas salivares e xerostomia induzidas por terapias não cirúrgicas no tratamento do câncer. As diretrizes atualizadas estão em artigo de Mercadante et al, no Journal of Clinical Oncology. Quem comenta o trabalho é o estomatologista Daniel Cohen Goldemberg (foto), pesquisador do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Radioterapia versus linfadenectomia inguinofemoral no câncer vulvar

celia viegas 21A radioterapia inguinofemoral é uma alternativa segura à linfadenectomia inguinofemoral em pacientes com câncer vulvar que apresentem micrometástases de linfonodo sentinela, como demonstram resultados de estudo internacional relatados por Oonk et al no Journal of Clinical Oncology (JCO). A radio-oncologista Célia Viegas (foto), médica do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do São Carlos Saúde Oncológica, comenta os resultados.

A perda de positividade HER2 após terapia-alvo neoadjuvante está associada a resultados oncológicos inferiores?

Estudo publicado no Journal of Surgical Oncology buscou investigar se existe associação entre os resultados oncológicos e a perda de amplificação de HER2 em alguns pacientes de câncer de mama HER2-positivo com doença residual após o tratamento neoadjuvante com trastuzumabe. Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, discute os resultados. Ouça, no PODCAST ONCONEWS.

ANVISA aprova dupla imunoterapia no tratamento de primeira linha do câncer de pulmão em primeira linha

approved NET OKA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de nivolumabe em combinação com ipilimumabe e dois ciclos de quimioterapia à base de platina para o tratamento de primeira linha do câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) metastático em adultos cujos tumores não têm mutação EGFR sensibilizante ou translocação de ALK. A decisão é baseada nos resultados do ensaio CheckMate-9LA.

Guideline EANO/ESMO enfoca metástases cerebrais de tumores sólidos

camilla yamada lacog BXAs metástases cerebrais de tumores sólidos são um achado comum, ocorrendo em até 25% dos pacientes, particularmente no melanoma, câncer de pulmão e no câncer de mama, o que dimensiona a importância das diretrizes publicadas em agosto pela European Association of Neuro-Oncology (EANO) e a European Society for Medical Oncology (ESMO). “A atualização das recomendações da EANO/ESMO traz um excelente compilado dos dados mais recentes para o manejo destes pacientes”, analisa a oncologista Camilla Yamada (foto), que comenta as principais diretrizes.

Sobreviventes de câncer têm maior risco de psoríase

perini 21 bxA psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele que afeta aproximadamente 2–4% da população mundial. Estudo populacional conduzido por pesquisadores coreanos e publicado em julho no British Journal of Dermatology identificou que sobreviventes de câncer, especialmente sobreviventes de doenças oncohematológicas, têm um risco aumentado de desenvolver a doença. O oncohematologista Guilherme Perini (foto), hematologista na Hospital Israelita Albert Einstein e coordenador da Hematologia do Grupo Américas, analisa os resultados.

Revisão mostra resultados dos principais registros de câncer e COVID-19

covid 4 bxArtigo de Desai et al. publicado 2 de setembro no JAMA Oncology descreve os esforços dos principais registros de câncer e COVID-19, com informações sobre a história, fatores de risco e desfechos de pacientes oncológicos durante a pandemia. A revisão traz dados de 14 dos principais registros de câncer e COVID-19, compreendendo mais de 28,5 mil pacientes, e mostra consequências em todo o mundo, associadas a atrasos no diagnóstico, interrupções no tratamento e acompanhamento, sem falar de aumentos importantes nas taxas de infecção e mortalidade.

Vacinação contra HPV e risco de câncer de orofaringe

eliana wendland bxResultados de novo estudo de pesquisadores da Johns Hopkins, publicado 2 de setembro no JAMA Oncology, mostram que o maior número de casos de câncer de orofaringe até 2045 vai ocorrer entre indivíduos mais velhos e que não foram vacinados. “O impacto da vacinação será sentido a longo prazo, daí a importância da prevenção e diagnóstico precoce, especialmente em uma geração que não se beneficiou do acesso à vacina contra o HPV”, analisou Eliana Wendland (foto), epidemiologista do Hospital Moinhos de Vento e professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Obesidade materna e risco futuro de câncer colorretal em nascidos vivos

dan waitzberg 21Caitlin C Murphy, da Escola de Saúde Pública da Universidade do Texas, é primeira autora de estudo que discute obesidade na gravidez e risco futuro de câncer colorretal na idade adulta entre os nascidos vivos. “Nossos resultados sugerem que eventos intra-útero são fatores de risco importantes para o câncer colorretal e podem contribuir para aumentar as taxas de incidência em adultos jovens”, conclui o estudo, em análise publicada 23 de agosto na Gut. Quem analisa os resultados é Dan Waitzberg (foto), professor associado do departamento de gastroenterologia da FMUSP e diretor científico da Bioma4me.

Meta-análise compara cirurgia aberta, laparoscopia e robótica na pancreatoduodenectomia

felipe coimbra 2020 bxMeta-análise realizada para determinar a abordagem cirúrgica ideal para remoção da cabeça do pâncreas comparou os resultados de pancreatoduodenectomias laparoscópica, robótica e aberta. O cirurgião oncológico Felipe Coimbra (foto), diretor do Departamento de Cirurgia Abdominal do AC Camargo Cancer Center, comenta os resultados.

NCCN recomenda terceira dose de vacina de mRNA contra a COVID-19 para pacientes com câncer

vacina covid bxO Comitê Consultivo de Vacinação da National Comprehensive Cancer Network® (NCCN®) atualizou as recomendações para a vacinação de pessoas com câncer contra a COVID-19, incorporando a terceira dose da vacina de mRNA. A decisão foi anunciada 30 de agosto, com base em mudanças regulatórias e dados emergentes.

Pesquisa em cirurgia aposta em modelo cooperativo

CIRURGIA NET OKA cirurgia está mudando rapidamente e projetos de pesquisa colaborativa estão no foco de cirurgiões. É nesse contexto que estudo de revisão publicado em setembro na Surgery mostra o cenário de projetos colaborativos na pesquisa cirúrgica e identifica novos modelos com potencial de ampliar a presença de países de baixa e média renda na pesquisa em cirurgia.

Medo de recidiva em pacientes com câncer de próstata localizado

cristiane bergerot oficial bxEstudo longitudinal de Meissner e cols1., publicado na Revista Científica Cancer, demonstrou que sintomas moderados a severos de medo de recidiva do câncer (do inglês, FCR – Fear of Cancer Recurrence) reportados por pacientes com câncer de próstata localizado podem permanecer por um longo período de tempo. O estudo foi tema de editorial2 escrito pela psico-oncologista Cristiane Decat Bergerot (foto), do Centro de Câncer de Brasília (CETTRO), em parceria com os uro-oncologistas Stephen Williams e Zachary Klaassen.


Publicidade
https://xperienceforumoncologia21.com.br/
Publicidade
MERCK
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519