23022020Dom
AtualizadoQui, 20 Fev 2020 4pm

PUBLICIDADE
topbanner novartis2019 468x60

Análise de câncer de genomas inteiros

DNA 2017 NET OKArtigo de Campbell, P.J. et al publicado na Nature descreve os resultados das análises integrativas de 2.658 genomas inteiros de câncer e seus tecidos normais correspondentes em 38 tipos diferentes de tumores do Consórcio Pan-Cancer Analysis of Whole Genomes (PCAWG), do International Cancer Genome Consortium (ICGC) e do The Cancer Genome Atlas (TCGA ).


Estudo brasileiro discute câncer gástrico e qualidade de vida

rodrigo nascimento sbco bxA ressecção cirúrgica permanece como principal abordagem curativa no tratamento do câncer gástrico, mas pode afetar a qualidade de vida (QV). Estudo brasileiro publicado na Journal of Gastrointestinal Oncology (JGO) avaliou dados de 104 pacientes de três regiões do País e concluiu que o tipo de tratamento instituído, o tempo pós-operatório e os fatores sociodemográficos e anatomopatológicos influenciam a qualidade de vida. O cirurgião oncológico Rodrigo Pinheiro (foto), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), é o primeiro autor do trabalho.

Anvisa aprova apalutamida no câncer de próstata metastático sensível à castração

approved NET OKA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o medicamento apalutamida (ERLEADA®, Janssen Cilag) para o tratamento do câncer de próstata metastático sensível à castração (mCSPC). A aprovação se baseou nos dados do estudo fase III TITAN, que mostrou redução de 33% no risco de morte com a adição de apalutamida ao tratamento de deprivação androgênica (ADT).

Consenso ESMO: tratamento de doenças cardiovasculares em pacientes com câncer

ARIANE SABCS18 NET OKA Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) publicou um consenso com orientações sobre prevenção, rastreamento, monitoramento e tratamento de doenças cardiovasculares relacionadas ao câncer ou seu tratamento1. “É uma leitura obrigatória para todos os profissionais de saúde da área de cardiologia e oncologia”, afirma a cardio-oncologista Ariane Vieira Scarlatelli Macedo (foto), coordenadora da Cardio-oncologia da Santa Casa de São Paulo e Vice-Presidente do Grupo de Estudos de Cardio-oncologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Perfil epidemiológico do melanoma da mucosa no Brasil

daniel cohen 2019 bxO estomatologista Daniel Cohen (foto), pesquisador do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é primeiro autor de trabalho publicado na Scientific Reports1 que traça um perfil epidemiológico do melanoma da mucosa no Brasil, com ênfase nos preditores de morte precoce da doença. “Os dados epidemiológicos dos melanomas das mucosas no Brasil são escassos, daí a motivação para a realização deste trabalho de pesquisa”, afirmam os autores.

Terapia neoadjuvante e morbidade pós-operatória no adenocarcinoma de pâncreas

raphael araujo bxRevisão sistemática e meta-análise liderada pelo cirurgião oncológico Raphael Araújo (foto), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), buscou comparar as taxas de morbimortalidade pós-operatória entre pacientes com câncer de cabeça do pâncreas submetidos à cirurgia upfront e aqueles que receberam terapia neoadjuvante. Os resultados do estudo multicêntrico foram publicados no Journal of Surgical Oncology.

Estimativas INCA: 625 mil novos casos de câncer por ano entre 2020 e 2022

estimativa 2020 bxO Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou dados atualizados sobre o panorama do câncer no Brasil, com a estimativa de incidência de 625 mil novos casos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma) para cada ano do triênio 2020-2022. O lançamento do documento, ‘Estimativa 2020 – Incidência de Câncer no Brasil’, faz parte das ações do Dia Mundial do Câncer, comemorado dia 4 de fevereiro.

ASCO destaca avanços do ano na pesquisa em câncer

2020 cca cover bxA Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) publicou o Clinical Cancer Advances 20201, um relatório anual que destaca os principais avanços do ano, assim como  identifica necessidades não atendidas e oportunidades de pesquisa no tratamento do câncer. O relatório reconhece a maneira como as terapias sistêmicas melhoraram a eficácia da cirurgia, em muitos casos minimizaram a extensão necessária e até eliminaram a necessidade da abordagem para alguns pacientes.

NELSON trial e triagem para câncer de pulmão

RASTREAMENTO NET OKResultados reportados na New England Journal of Medicine com dados de longo prazo do NELSON trial mostram que a triagem tomográfica em indivíduos de alto risco diminui a mortalidade por câncer de pulmão, além de permitir a detecção da doença em estágios mais precoces em relação aos controles. 

OMS reforça importância da vacina contra HPV na prevenção do câncer cervical

LUISA NET OKComo parte de uma estratégia global para eliminar o câncer do colo do útero, a Organização Mundial de Saúde (OMS) propõe a meta de eliminar quatro casos por 100 mil mulheres e expandir a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) para alcançar 90% de cobertura até 2030, além de reforçar o rastreamento do câncer do colo do útero para 70% da população e ampliar o tratamento de lesões precursoras em 90% das mulheres afetadas. As metas globais foram publicadas em artigo no Lancet, que estima os resultados em 78 países de baixa e média renda. Quem comenta é Luisa Lina Villa (foto), chefe do Laboratório de Inovação em Câncer do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do ICESP.

Melanoma, biomarcadores e resposta à terapia-alvo

vinicius vasquez bxO uso adjuvante da combinação de dabrafenibe mais trametinibe reduziu o risco de recidiva versus placebo em pacientes com melanoma ressecado estádio III com mutação BRAFV600. As evidências são do estudo COMBI-AD, de Fase 3, que agora reporta em artigo no Lancet Oncology os resultados da análise exploratória pré-especificada da assinatura genômica, mostrando que a carga mutacional e a expressão do gene IFNγ são biomarcadores prognósticos para sobrevida livre de recidiva. Vinícius Vazquez (foto), chefe do Departamento de Melanoma e Sarcoma do Hospital do Amor, comenta os resultados. 

Diferenças e semelhanças da recorrência intra-abdominal do câncer colorretal

daniel cesar sbco bxNão há consenso sobre a definição de recorrência peritoneal (RP) e recorrência local (RL) na recidiva intra-abdominal do câncer colorretal. Artigo de Dumont, F. et al. na Surgical Oncology discute a caracterização de RP e RL, prognóstico e implicações clínicas. O cirurgião oncológico Daniel Cesar (foto), do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e membro da comissão de câncer colorretal da SBCO, comenta os resultados.

Anvisa aprova combinação para tratamento da leucemia linfocítica crônica

ASH Sangue NET OK 2A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o inibidor da proteína BCL-2 venetoclax (Venclexta®, Abbvie) em combinação com obinutuzumabe, para tratamento de pacientes com leucemia linfocítica crônica (LLC), sem tratamento prévio.1 A aprovação foi baseada no estudo de fase III CLL 14, apresentado no Congresso da Associação Europeia de Hematologistas (EHA) em 2019. 

Canabinoides e progressão do câncer de cabeça e pescoço HPV+

C ncer de Cabe a e Pesco o NET OK 2Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia identificaram o mecanismo molecular ativado pela presença de tetra-hidrocanabinol (THC) que acelera o crescimento do câncer em pacientes com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço positivo para HPV (papilomavírus humano). Os achados foram publicados 13 de janeiro na Clinical Cancer Research e abrem caminho para novas estratégias de tratamento.

Nova promessa no câncer de próstata resistente à castração

Prostata 2018 NET OKA agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) concedeu revisão prioritária para a indicação de olaparibe (Lynparza®) em pacientes com câncer de próstata resistente à castração metastático com mutações deletérias na linhagem germinativa ou no reparo da recombinação homóloga (HRR), que progrediram após tratamento prévio com os novos agentes hormonais.

ASCO: guideline para uso de imagem no câncer de próstata avançado

Prostata 2017 NET OKA ASCO publicou em janeiro recomendações para uso de imagem em pacientes com câncer de próstata avançado. O guideline descreve as técnicas disponíveis e fornece diretrizes para subgrupos específicos, incluindo pacientes com suspeita de doença de alto risco, doença metastática não diagnosticada e recém-diagnosticada, casos suspeitos de recorrência após tratamento local e pacientes em progressão durante tratamento sistêmico.

Resistência ao anti- FGFR no colangiocarcinoma

colangio bxEstudo publicado por Krook et al na Molecular Cancer Therapeutics mostra como a resistência ao tratamento com inibidor do receptor do fator de crescimento de fibroblastos (FGFR) se desenvolve em pacientes com colangiocarcinoma. Os autores mostram, ainda, que a adição de um inibidor de mTOR às células restaurou sua sensibilidade ao inibidor de FGFR.

IMRT no câncer de bexiga linfonodo positivo

Hanriot Net OK 2Radioterapia IMRT pode se tornar uma opção no tratamento do câncer de bexiga linfonodo positivo, como sugerem os resultados de ensaio clínico reportado em acesso aberto no Clinical Oncology. Quem comenta é o radio-oncologista Rodrigo Hanriot (foto), coordenador do serviço de Radioterapia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
banner personal2019 250x300p
Publicidade
300x250 ad onconews200519
Publicidade
banner onconews spotify 300x150px