23042024Ter
AtualizadoTer, 23 Abr 2024 9pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Nomograma prediz risco no melanoma cutâneo

eduardo bertolli bxUma calculadora de risco online aprimorada a partir de parâmetros clínico-patológicos alternativos pode ajudar a prever com mais precisão a probabilidade do linfonodo sentinela ser positivo em pacientes com melanoma cutâneo primário. O nomograma foi desenvolvido por pesquisadores australianos e publicado 12 de junho no Journal of Clinical Oncology. “É um modelo importante para auxiliar cirurgiões na discussão com os pacientes e permite um planejamento mais personalizado de conduta baseado no risco individual”, destaca o cirurgião oncológico Eduardo Bertolli (foto). 

Para pacientes com melanoma cutâneo primário, a probabilidade de metástase do linfonodo sentinela (LS) varia de acordo com vários parâmetros clínico-patológicos. Nesta análise foram considerados ​​dados de 3.477 pacientes com melanoma submetidos à biópsia de LS atendidos em uma instituição australiana, o  Melanoma Institute Australia (MIA).

O novo nomograma foi desenvolvido e, comparado à ferramenta similar do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSKCC), substituiu topografia da lesão e o nível de Clark por índice mitótico, subtipo de melanoma e invasão linfovascular. O desempenho preditivo do novo nomograma foi calibrado internamente e validado externamente em quase 3,5 mil pacientes do MD Anderson Cancer Center (n = 3.496).

Resultados

O modelo MIA teve precisão de 73,9% (IC 95%, 71,9% a 75,9%), um aumento de 9,2% no valor preditivo em relação ao modelo MSKCC (P <0,001). Além disso, a especificidade foi de 22,1%, comparada a 13,4% e 12,4%, respectivamente, pelo modelo MSKCC e pelos critérios da National Comprehensive Cancer Network (NCCN) e da ASCO / Society of Surgical Oncology (SSO).

“Desenvolvemos um nomograma robusto, que estima com mais precisão o risco de positividade para LS em pacientes com melanoma comparado aos métodos atualmente disponíveis. O modelo requer apenas a entrada de 6 parâmetros clínico-patológicos amplamente disponíveis”, explicam os autores.

A calculadora online está disponível em www.melanomarisk.org.au.

Referência: Improved Risk Prediction Calculator for Sentinel Node Positivity in Patients With Melanoma: The Melanoma Institute Australia Nomogram - DOI: 10.1200/JCO.19.02362 Journal of Clinical Oncology - Published online June 12, 2020.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519