29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Guideline: Câncer de mama HER2 positivo com metástases cerebrais

Met__stases_Cerebrais_News_OK.jpgA Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) reuniu um painel de especialistas para realizar uma revisão sistemática da literatura e determinar condutas para o tratamento de metástases cerebrais em pacientes com câncer de mama Her2 positivo. Expressão positiva de HER2 é um fator de risco para o desenvolvimento de metástases cerebrais, mais comum em estágios avançados da doença. Apesar do mau prognóstico de pacientes com metástases cerebrais, no caso de câncer de mama com expressão positiva para HER2 um número crescente de pacientes está experimentando uma melhor sobrevida, que pode chegar a dois anos, aproximadamente.

Para elaborar o guideline, a ASCO conduziu um consenso formal de especialistas, em duas rodadas de avaliações, uma vez que nenhum dos estudos e guidelines existentes preenchiam os critérios da revisão.

De acordo com a nova diretriz, pacientes com metástases cerebrais devem receber terapia local apropriada, como cirurgia, radioterapia de todo o cérebro e radiocirurgia estereotáxica. Quando indicada, também deve ser realizada a terapia sistêmica.

A escolha do tratamento irá depender de fatores como o prognóstico do paciente, presença de sintomas, ressecabilidade, número e tamanho das metástases, terapia anterior e difusão das metástases. Outras opções incluem a terapia sistêmica, melhores cuidados de suporte, a inscrição em um estudo clínico e/ou cuidados paliativos.

Os médicos não devem realizar ressonância magnética (MRI) de rotina para triagem de metástases cerebrais, but rather should have a low threshold for MRI of the brain por causa da alta incidência de metástases cerebrais em pacientes com câncer de mama avançado HER2- positivo.

Referência: jco.ascopubs.org
 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519