19042024Sex
AtualizadoQui, 18 Abr 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Novo fator prognóstico no câncer endometrial

diocesio 21Artigo que é parte da tese de doutorado do oncologista Diocésio Alves Pinto de Andrade (foto) destaca uma assinatura genética de quatro genes associada à recorrência do câncer de endométrio de risco baixo e intermediário. O trabalho tem como último autor o cirurgião Ricardo dos Reis, do Departamento de Ginecologia Oncológica do Hospital de Câncer de Barretos.

Foram elegíveis pacientes diagnosticadas com câncer de endométrio risco baixo e intermediário, atendidas na instituição entre janeiro de 2009 a dezembro de 2014. Andrade e colegas isolaram e sequenciaram amostras de 51 casos – 17 com doença recorrente e 34 pacientes sem recidiva. O sequenciamento foi feito com o Counter® PanCancer Pathways Panel, que analisa 770 genes.

Resultados

O painel definiu o perfil genômico de 49/51 (96.1%) pacientes e inicialmente identificou 12 genes com expressão distinta entre o grupo com doença recorrente e sem recorrência. Após análise de regressão logística, quatro genes foram destacados: FN1, DUSP4, LEF1 e SMAD9. O modelo demonstrou sensibilidade (100%) e especificidade (72,7%) para estimar o risco de recorrência do câncer endometrial.

"Identificamos uma assinatura de quatro genes que pode estar associada à recorrência em pacientes com câncer endometrial de risco baixo e intermediário. Esse achado sugere um novo fator prognóstico neste grupo pouco explorado de pacientes", concluem os autores.

A íntegra do estudo está disponível, em acesso aberto.

Referência:
de Andrade Diocésio Alves Pinto, da Silva Luciane Sussuchi, Laus Ana Carolina, de Lima Marcos Alves, Berardinelli Gustavo Nóriz, da Silva Vinicius Duval, Matsushita Graziela de Macedo, Bonatelli Murilo, da Silva Aline Larissa Virginio, Evangelista Adriane Feijó, Carvalho Jesus Paula, Reis Rui Manuel, dos Reis Ricardo - A 4-Gene Signature Associated With Recurrence in Low- and Intermediate-Risk Endometrial Cancer - Frontiers in Oncology, vol. 11, 2021 - https://doi.org/10.3389/fonc.2021.729219

O primeiro autor sou eu.. o Dr. Ricardo é o último autor.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519