29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Cuidado domiciliar versus terapia ambulatorial no tratamento do câncer

home care bxA mudança de certos procedimentos ambulatoriais para a casa do paciente pode ser uma estratégia de alta qualidade, centrada no paciente, além de alternativa econômica à assistência ambulatorial padrão (SOC) no tratamento do câncer. A conclusão é de estudo randomizado reportado por Cool et al no JCO Global Oncology.

Este estudo controlado randomizado foi realizado para avaliar a qualidade de um modelo implementado localmente para OHH (n = 74) em comparação com SOC (n = 74). O modelo para OHH consistiu no uso domiciliar de certos medicamentos contra o câncer de administração subcutânea (OHH completo) e avaliações de enfermagem domiciliar antes da terapia ambulatorial sistêmica (OHH parcial). A avaliação considerou a qualidade de vida relatada pelo paciente (QV) e desfechos relacionados; dados de uso, eficiência e custo do serviço, além de dados de segurança, satisfação e preferências relatadas pelo paciente. Um desenho de equivalência foi usado para análise do endpoint primário. Os participantes foram acompanhados durante 12 semanas de tratamento sistêmico do câncer.

Os resultados demonstram a equivalência de ambos os modelos (OHH v SOC) em termos de QV relatada pelo paciente (IC 95% não excedendo a margem de equivalência de 10%). O OHH completo resultou em significativamente menos visitas hospitalares (média de 5,6 ± 3,0 v 13,2 ± 4,6; P = 0,011). A OHH parcial reduziu o tempo de espera para administração de terapia na unidade ambulatorial com 45% por visita (2 horas 36 minutos ± 1 hora 4 minutos v 4 horas ± 1 hora 4 minutos; P < 0,001).

Nenhum problema de segurança foi detectado. No grupo de intervenção, 88% relataram estar altamente satisfeitos com o modelo OHH e 77% relataram impacto positivo em sua QV. No final do estudo, 60% de ambos os braços avaliados preferiram o cuidado na casa do paciente em relação ao padrão de cuidados.

“A mudança de procedimentos específicos do ambulatório para a casa do paciente oferece uma alternativa de alta qualidade para uma grande proporção de pacientes com câncer”, concluem os autores. Cool et al. lembram que a carga global de câncer tem impacto significativo na saúde pública, impondo aos governos o desafio de lidar com custos crescentes da assistência oncológica.

Referência: Oncologic Home-Hospitalization Delivers a High-Quality and Patient-Centered Alternative to Standard Ambulatory Care: Results of a Randomized-Controlled Equivalence Trial - DOI: 10.1200/GO.21.00158 JCO Global Oncology no. 7 (2021) 1564-1571. Published online November 19, 2021.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519