19042024Sex
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Primeira aprovação agnóstica para tumores com mutação BRAF V600E

aprovado 22A farmacêutica Novartis anunciou que a U.S.Food and Drug Administration (FDA) concedeu aprovação acelerada para a combinação de dabrafenibe (Tafinlar®) + trametinibe (Mekinist®) no tratamento de pacientes adultos e pediátricos (6 anos de idade ou mais) com tumores sólidos metastáticos com mutação BRAF V600E que progrediram após terapia prévia e não têm opções de tratamento alternativas satisfatórias. Esta é a primeira aprovação de uma terapia tumor-agnóstica para tumores sólidos com mutação BRAF V600E.

A aprovação foi baseada na eficácia e segurança clínicas demonstradas em três ensaios clínicos. No estudo basket de Fase II ROAR (Rare Oncology Agnostic Research) e no estudo NCI-MATCH Subprotocol H, dabrafenibe + trametinibe resultou em taxas de resposta global de até 80% em pacientes com tumores sólidos BRAF V600E, incluindo glioma de alto e baixo grau, câncer do trato biliar e certos tumores ginecológicos e gastrointestinais. Um estudo adicional (X2101) demonstrou benefício clínico e perfil de segurança aceitável da combinação em pacientes pediátricos.

De acordo com o Programa de Aprovação Acelerada, a aprovação continuada para esta indicação pode depender da verificação e descrição do benefício clínico em um(s) ensaio(s) confirmatório(s).

“A combinação de dabrafenibe e trametinibe demonstrou eficácia significativa em vários tipos de tumores positivos para BRAF, inclusive em alguns pacientes com cânceres raros que não têm outras opções de tratamento disponíveis”, disse o investigador principal Vivek Subbiah, professor associado de Investigational Cancer Therapeutics e diretor médico do Clinical Center for Targeted Therapy, Division of Cancer Medicine, na Universidade do Texas MD Anderson Cancer Center, em Houston, Texas. “Os médicos devem considerar o teste BRAF como uma etapa diagnóstica de rotina que pode permitir uma nova opção para o tratamento de pacientes com muitos tumores sólidos”, acrescentou.

As mutações BRAF foram identificadas como impulsionadoras do crescimento do câncer em uma ampla gama de tumores sólidos, inclusive em tipos raros de câncer que podem ser difíceis de estudar em ensaios de Fase III e muitas vezes têm opções de tratamento limitadas. BRAF V600E é o tipo mais comum de mutação BRAF, sendo responsável por até 90% dos cânceres com mutação BRAF.

A combinação de dabrafenibe + trametinibe foi investigada em mais de 6 mil pacientes BRAF-positivos em mais de 20 estudos em andamento e concluídos, inclusive em pacientes pediátricos com 1 ano de idade ou mais, e foi prescrito para mais de 200 mil pacientes em todo o mundo.

Dabrafenibe + trametinibe também está aprovado para uso no melanoma metastático ou irressecável positivo para mutação BRAF V600, como tratamento adjuvante para melanoma BRAF V600-mutado, em câncer de pulmão de células não pequenas metastático BRAF V600 e em câncer de tireoide anaplásico BRAF V600-mutado.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519