23042024Ter
AtualizadoTer, 23 Abr 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

FDA aprova trastuzumabe deruxtecana no câncer de mama HER2 low

approved NET OKO tratamento com trastuzumabe deruxtecana (Enhertu®, AstraZeneca e Daiichi Sankyo) foi aprovado nos EUA para pacientes adultas com câncer de mama HER2-low (IHC 1+ ou IHC 2+/ISH-) irressecável ou metastático que receberam quimioterapia prévia no cenário metastático ou tiveram recorrência da doença durante ou dentro de seis meses após a conclusão da quimioterapia adjuvante. A decisão é da Food and Drug Administration (FDA) e foi baseada nos resultados do estudo de Fase III DESTINY-Breast04.

Neste ensaio clínico, trastuzumabe deruxtecana reduziu o risco de progressão da doença ou morte em 50% versus a quimioterapia de escolha do médico em pacientes com câncer de mama metastático HER2-low com receptor hormonal positivo (HR) ou doença HR negativa (sobrevida livre de progressão mediana [SLP] 9,9 meses versus 5,1 meses; razão de risco [HR] 0,50; intervalo de confiança de 95% [CI] 0,40-0,63; p <0,0001). A mediana de sobrevida global (SG) foi de 23,4 meses em pacientes tratados com trastuzumabe deruxtecana versus 16,8 meses naqueles expostos à quimioterapia, uma redução de 36% no risco de morte (HR 0,64; IC 95% 0,49-0,84; p = 0,001).

O perfil de segurança foi consistente com os ensaios clínicos anteriores, sem novas preocupações, inclusive relacionadas às taxas de doença pulmonar intersticial (ILD) ou pneumonite, que foram consistentes com aquelas observadas em estudos de câncer de mama HER2-positivo avançado.

“Aproximadamente metade de todos os pacientes com câncer de mama têm tumores que são HER2-low, que foram anteriormente classificados como HER2-negativos e não tiveram opções de tratamento com medicamentos direcionados a HER2. Com base nos resultados promissores do estudo DESTINY-Breast04, os médicos estão começando a diferenciar os níveis de expressão de HER2 e redefinir como o câncer de mama metastático é classificado, identificando uma população distinta de pacientes com baixo nível de HER2 (Her2-low), que pode ser elegível para trastuzumabe deruxtecana”, disse Shanu Modi, oncologista do Memorial Sloan Kettering Cancer Center.

Dave Fredrickson, vice-presidente executivo da unidade de negócios de oncologia da AstraZeneca, destacou a importância dessa decisão regulatória. “A rápida aprovação de trastuzumabe deruxtecana no câncer de mama metastático HER2-low pela FDA ressalta a urgência de levar esse medicamento aos pacientes o mais rápido possível. Pacientes com tumores HER2-low, que são identificados por meio de métodos de teste HER2 existentes, agora terão a oportunidade de serem tratados com base em seu status HER2”, concluiu.

Assim, o benefício de sobrevida sem precedentes evidenciado no estudo DESTINY-Breast04 confirma que o conjugado anticorpo-droga trastuzumabe deruxtecana é um marco no câncer de mama metastático Her2-low e amplia significativamente a possibilidade de oferecer tratamento para um número muito maior de pacientes.

A aprovação foi concedida pelo programa de Revisão de Oncologia em Tempo Real, após sua aprovação anterior na 2ª linha no câncer de mama metastático HER2-positivo. A nova indicação permite o uso de trastuzumabe deruxtecana em um amplo espectro de câncer de mama que expressa HER2, incluindo pacientes com doença HER2-low.

A submissão regulatória dos EUA a partir das evidências do ensaio DESTINY-Breast04 foi revisada no âmbito do Projeto Orbis, que fornece uma estrutura para submissão e revisão simultânea de medicamentos oncológicos entre os parceiros internacionais. Significa que como parte do Projeto Orbis, trastuzumabe deruxtecana (Enhertu®) também está sob revisão regulatória para a mesma indicação no Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Referências: Trastuzumab Deruxtecan in Previously Treated HER2-Low Advanced Breast Cancer - Shanu Modi, M.D., William Jacot, M.D., Ph.D., Toshinari Yamashita, M.D., Ph.D., Joohyuk Sohn, M.D., Maria Vidal, M.D., Ph.D., Eriko Tokunaga, M.D., Ph.D., Junji Tsurutani, M.D., Ph.D., Naoto T. Ueno, M.D., Ph.D., Aleix Prat, M.D., Ph.D., Yee Soo Chae, M.D., Ph.D., Keun Seok Lee, M.D., Ph.D., Naoki Niikura, M.D., Ph.D., et al., for the DESTINY-Breast04 Trial Investigators - N Engl J Med 2022; 387:9-20
DOI: 10.1056/NEJMoa2203690

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519