19042024Sex
AtualizadoQui, 18 Abr 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

FDA concede revisão prioritária para a combinação de olaparibe e abiraterona no câncer de próstata metastático resistente à castração

prostata ascogu21A agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) concedeu Revisão Prioritária para o inibidor de PARP olaparibe (Lynparza®, Astrazeneca) em combinação com abiraterona e prednisona ou prednisolona para o tratamento de pacientes adultos com câncer de próstata metastático resistente à castração (mCRPC). A decisão foi baseada nos resultados do estudo de Fase 3 PROpel, apresentado no ASCO GU 2022 e posteriormente publicado na NEJM Evidence.

PROpel é um estudo de Fase 3, randomizado, duplo-cego e multicêntrico que avalia a eficácia, segurança e tolerabilidade de olaparibe versus placebo quando administrado em adição à abiraterona em homens com câncer de próstata metastático resistente à castração (mCRPC) no cenário de primeira linha. Os pacientes foram inscritos independentemente do status de mutação do gene de reparo de recombinação homóloga (HRRm). O status de HRRm foi determinado após a inscrição pelo tecido tumoral e testes de DNA tumoral circulante.

Os pacientes foram randomizados (1:1) para receber abiraterona (1000 mg uma vez ao dia) mais prednisona ou prednisolona com olaparibe (300 mg duas vezes ao dia) ou placebo. O desfecho primário foi a sobrevida livre de progressão baseada em imagem (ibPFS) pela avaliação do investigador; os desfechos secundários incluem sobrevida global, tempo para progressão secundária ou morte e tempo para a primeira terapia subsequente.

Os resultados mostraram que olaparibe em combinação com abiraterona reduziu o risco de progressão da doença ou morte em 34% versus abiraterona isolada (hazard ratio [HR] de 0,66; 95% CI 0,54-0,81; p <0,0001). A sobrevida livre de progressão radiográfica mediana (rPFS) foi de 24,8 meses para olaparibe mais abiraterona versus 16,6 para abiraterona isolada. A segurança e tolerabilidade de olaparibe em combinação com abiraterona estava de acordo com o observado em ensaios clínicos anteriores e os perfis conhecidos dos medicamentos individuais.

“A notícia de hoje é mais um passo para apresentar uma nova e muito necessária opção de tratamento para pacientes diagnosticados com câncer de próstata metastático resistente à castração, onde o prognóstico permanece ruim e as opções de tratamento são limitadas. Se aprovado, olaparibe com abiraterona se tornará a primeira combinação de um inibidor de PARP e um novo agente hormonal para pacientes com esta doença”, afirmou Susan Galbraith, vice-presidente executiva de P&D em Oncologia da AstraZeneca.

Referências:

1 - Lynparza in combination with abiraterone granted Priority Review in the US for patients with metastatic castration-resistant prostate cancer

2 - Abiraterone and Olaparib for Metastatic Castration-Resistant Prostate Cancer - Noel W. Clarke, M.B.B.S., Ch.M., F.R.C.S., Andrew J. Armstrong, Sc.M., M.D., Antoine Thiery-Vuillemin, M.D., Ph.D., Mototsugu Oya, M.D., Neal Shore, M.D., Eugenia Loredo, M.D., Giuseppe Procopio, M.D., Juliana de Menezes, M.D., Gustavo Girotto, M.D., Cagatay Arslan, M.D., for the PROpel Investigators - Published June 3, 2022 - DOI: https://doi.org/10.1056/EVIDoa2200043

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519